Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2017
A trajetória da Lojas Lebes, fenômeno de sucesso no varejo, foi o tema do Menu Porto Alegre desta terça-feira (6), abordado por três gerações da família, Otélio Drebes – fundador, Otelmo Drebes – presidente, e Otelmo Drebes Jr. – diretor de marketing e vendas. O evento, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre, aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Comércio.
Fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul, por Otélio Drebes, a Lojas Lebes tornou-se uma das maiores redes varejistas do Estado. Com 61 anos de atuação, a empresa familiar está presente em mais de 100 municípios, possui 150 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conta com aproximadamente um milhão de clientes ativos e cerca de três mil funcionários.
Otélio Drebes, 82 anos, contou que com seis anos já trabalhava na roça, no interior de Estrela, sem falar uma palavra em português. “Sou um apaixonado pela vida, sempre fiz questão de deixar minha marca em tudo que faço, que é alegria e paixão.”
Em, 2012, criou o Sistema de Governança, um planejamento para os próximos 50 anos da Lojas Lebes. Em janeiro de 2015, passou a presidência da empresa para seu filho, Otelmo Drebes. “Toda a empresa precisa de renovação, não pode ficar velha”, disse.
Segundo ele, é necessário se desapegar das coisas. “Agora, decidi ser palestrante, músico e cantor. Já estou tocando duas músicas. Sou um homem realizado, sinto orgulho e estou vivendo meus melhores dias. O que plantei em 1956, continuará dando muitos frutos.”
O atual presidente da Lojas Lebes Otelmo Drebes, quando assumiu já tinha 30 anos de casa. “A diretoria é familiar, mas profissionalizada”, explicou. Reconheceu que a empresa não é imune ao momento econômico e político por que passa o país. “Não adianta ficar reclamando, então, trabalhamos.”
A empresa está capitalizada e quando surge uma oportunidade pode investir. É que vai acontecer com a inauguração em agosto próximo de sua 11ª loja em Porto Alegre, na antiga loja Guaspari, no Centro Histórico. “Muitos não percebem nossa presença forte na capital gaúcha. Por isso, nosso investimento na revitalização do antigo prédio da Guaspari. Será o outdoor da empresa com quatro mil metros quadrados distribuídos em sete andares.”
Os três primeiros andares no Centro Histórico serão ocupados pela Lebes; o quarto andar terá um restaurante; o quinto, back office; sexto, serviços e sétimo, uma cafeteria com vista para o Guaíba. “Será um marco no relacionamento com nossos clientes”, completa.
O último a falar foi o diretor de Marketing e Vendas, Otelmo Drebes Júnior, neto do fundador. Ele diz que se existe um segredo do sucesso da empresa é o seu propósito, que justifica todos os movimentos realizados: facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos.
Para ele, a Lebes ainda tem desafios e um deles é tornar-se uma marca Top of Mind. “Nossa empresa ainda é maior do que a marca. Por isso, nossos movimentos atuais visam mostrar o que é a Lebes. ”
O faturamento bruto da Lojas Lebes em 2016 foi de R$1 bilhão, um recorde. A empresa começou vendendo gêneros alimentícios e ao longo do tempo cresceu e se solidificou ampliando a sua área de atuação. Hoje, disponibiliza um variado mix de produtos nas linhas de moda, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros. A Lebes atua também no da indústria de confecção, produzindo mais de um milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente nas lojas da rede.