Domingo, 23 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mercado financeiro especula que nota de crédito do Brasil melhore

Compartilhe esta notícia:

Tamanho otimismo nos mercados contagiou o Planalto (Foto: Divulgação)

A euforia no mercado financeiro dos últimos dias fez com que investidores flertassem com a ideia de que o Brasil poderia melhorar a nota de crédito, apesar da fragilidade das contas públicas do País.

Embalado pelo cenário externo superfavorável, o Brasil chegou a ostentar nível de risco-país semelhante ao de nações emergentes com nota um degrau acima do seu patamar, mais próximo do grau de investimento (selo de bom pagador, perdido em 2015).

Tamanho otimismo nos mercados contagiou o Planalto. O chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse na quarta-feira (15), quando o dólar caiu a R$ 3,05, que o país pode recuperar o selo de bom pagador com a reforma da Previdência.

Os investidores estão animados com o Brasil. Acreditam que o governo Michel Temer conseguirá aprovar a reforma da Previdência, o crescimento econômico vai retornar e que os juros vão cair de forma mais acentuada. A onda de otimismo interna fez com que o País tivesse uma queda mais forte do risco-país neste ano do que seus pares com as mesmas notas.

A Turquia, que como o Brasil está dois degraus abaixo do grau de investimento na Standard & Poor’s, viu seu risco cair 12% neste ano.

Segundo o economista Maurício Molan, o Brasil está “precificado” hoje entre o grau de investimento e um nível abaixo. “Os preços atuais são compatíveis com upgrade [melhora de nota]. É um movimento de euforia com o Brasil, percepção de que o país está fazendo o dever de casa”, diz.

Se repetir a tendência dos últimos movimentos de nota do Brasil, porém, as agências de risco ainda levarão tempo para promover o Brasil. Há poucos dias, a S&P manteve o País no grau especulativo e reafirmou a perspectiva negativa.

A Fitch recomendou que o país adote políticas para crescer e recuperar receita. “O jogo do mercado é antecipar. A performance da Bolsa brasileira no passado não foi especular depois que o país recebeu grau de investimento, mas sim antes”, afirma Frederico Sampaio, diretor da gestora Franklin Templeton. (Folhapress)

 

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Valor máximo para compra dos imóveis com recursos do FGTS valerá em todas as regiões do País a partir desta segunda-feira
Mais de 100 milhões de brasileiros seguem sem acesso à rede de esgoto
https://www.osul.com.br/mercado-financeiro-especula-que-nota-de-credito-do-brasil-melhore/ Mercado financeiro especula que nota de crédito do Brasil melhore 2017-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar