Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de abril de 2016
Desde 2011, a partir do projeto Diversidade na Rua, a Mercur tem se relacionado com uma rede colaborativa de pessoas envolvidas com a temática de acessibilidade e inclusão: professores de salas de recursos, de APAES, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pessoas com deficiência e seus familiares. Foi com base nesses diálogos que a empresa materializou alguns produtos que estão disponíveis na loja do Diversidade na Rua. Entre as novidades estão o Fixador de Mão em Tira, o Engrossador em Discos e a Cinta de Posicionamento para Cadeirantes.
No ano de 2015 a empresa observou em contato com esta rede que muitas das dificuldades vividas pelas pessoas com deficiência no seu dia a dia estavam ligadas a inabilidade de segurar objetos nas mãos. Nesse contexto surge na Mercur uma linha de trabalho, ligada à Tecnologia Assistiva e direcionada a construção de dispositivos Facilitadores de AVDs (atividades de vida diária). Um grupo de colaboradores de diferentes áreas da empresa, foi instituído para dedicar-se a seguinte temática: como desenvolver soluções que atendam a necessidade de pessoas com dificuldade de preensão para realizar suas atividades de vida diária – alimentação, higiene e aprendizagem – gerando independência, autonomia e dignidade, de forma acessível (preço e disponibilidade)?
Foram realizadas oficinas com diferentes pessoas, dentre profissionais da área da saúde, educação e deficientes, nas cidades de atuação do projeto (Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul). O resultado dessas atividades foi a criação dos três novos produtos: fixador de mão em tira, engrossador em discos e a cinta de posicionamento para cadeirantes.