Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mesmo com crise, brasileiros acreditam em aumento de salário e inflação mais branda em 2023

Compartilhe esta notícia:

A maior parte, no entanto, acredita que o aumento vai ficar abaixo da inflação.

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Consulta a valores de pessoas que já morreram pode ser feita por um herdeiro, testamentário, inventariante ou procurador. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A crise econômica não acabou com o otimismo dos brasileiros. Um levantamento feito pela Ipsos mostra que 57% acreditam que vão receber aumento salarial no próximo ano acima ou igual à inflação.

A maior parte, no entanto – em um total de 31% dos entrevistados – acredita que o aumento vai ficar abaixo da inflação.

Ainda assim, a fatia de brasileiros que acreditam em aumento igual ou acima da inflação (26%) só perde para o registrado na Colômbia, de 27%.

Os mais pessimistas, na outra ponta, são os italianos: só 2% acreditam que terão aumento ao menos igual à inflação em 2023, e outros 17% acham que terão aumento, mas abaixo do registrado pelos preços.

Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, a confiança dos brasileiros vem melhorando consistentemente desde o início do 2º semestre, e isso impacta nas perspectivas futuras.

“Além disso, uma mudança de administração federal também quase sempre traz otimismo – é histórico. Assim, nesse momento, o brasileiro está imaginando que o futuro será melhor, e nada mais natural de que se imagine que seus ganhos serão um reflexo desse contexto”, explica.

Inflação

Os brasileiros também têm uma visão mais positiva sobre o futuro da inflação em relação a grande parte do mundo. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos brasileiros entrevistados acreditam que a inflação subirá muito em 2023. Apenas a China, com 8%, apresentou índice menor. Neste quesito, a média global é de 35%.

O histórico brasileiro de inflação, no entanto, pode ter relação com essa visão. Calliari aponta que há um ineditismo no atual momento inflacionário em alguns países da América do Norte, Europa e Ásia. “É natural que com esse cenário, as preocupações sejam maiores, relativamente”, aponta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Grupo de amigos brasileiros é detido no México e obrigado a voltar ao Brasil
Vulcão na ilha de Java entra em erupção na Indonésia
https://www.osul.com.br/mesmo-com-crise-brasileiros-acreditam-em-aumento-de-salario-e-inflacao-mais-branda-em-2023/ Mesmo com crise, brasileiros acreditam em aumento de salário e inflação mais branda em 2023 2022-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar