Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mesmo diante de crise, lucro dos bancos não para de crescer

Compartilhe esta notícia:

Somados, os ganhos dos quatro maiores bancos cresceram mais de 40% no primeiro semestre. (Foto: Folhapress)

Mesmo em meio à turbulência vivida pela economia brasileira e que pode levar o País a registrar a primeira recessão após a crise mundial de 2009, existe um setor que não deixou de crescer este ano: o bancário.
Enquanto a indústria recuou mais de 6% no primeiro semestre e o comércio registrou a maior queda nas vendas desde 2003, o lucro dos bancos bateu recordes. Somados, os ganhos dos quatro maiores bancos cresceram mais de 40% no primeiro semestre, na comparação com os primeiros seis meses de 2014.
Tal movimento, contrário à maré baixa enfrentada pela economia brasileira, pode ser compreendido como “oportunidade”.
Sob esse aspecto, mesmo com a crise, os bancos ganham, já que as empresas, por exemplo, vendem menos e precisam de mais capital de giro. “Se não tem capital de giro, [as empresas] vão atrás dos bancos. Além de os juros estarem em alta, a demanda por dinheiro cresce. Quando é ruim para todo o comércio, para a produção, para o consumidor, é bom para os bancos”, analisou o professor do departamento de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Claudemir Galvani.
O risco que as instituições financeiras correm é com a inadimplência. No entanto, as perdas tendem a ser suavizadas pelo custo do dinheiro, que traz embutida essa chance de calote.
“Mesmo com a inadimplência, ele [banco] não perde. Nenhum outro setor da economia tem essa vantagem. O varejo, por exemplo, é mais concorrencial. Não é possível aumentar os custos dos produtos para o consumidor”, explicou.
Em seus relatórios, os bancos continuam mantendo uma visão otimista, vislumbrando perspectivas favoráveis para o setor, ainda que os índices da economia brasileira estejam, a cada divulgação, atingindo os piores resultados da história. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil fecha acordo automotivo com a Colômbia
Apostador do Espírito Santo fatura 3,3 milhões de reais na Mega-Sena
https://www.osul.com.br/mesmo-diante-de-crise-lucro-dos-bancos-nao-para-de-crescer/ Mesmo diante de crise, lucro dos bancos não para de crescer 2015-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar