Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de fevereiro de 2020
Essa é a matemática de Messi: há quatro jogos sem balançar as redes, quantos gols ele deve marcar para acabar com o jejum? Quatro. E assim foi neste sábado (22), no Camp Nou. Com atuação mágica do argentino, o Barcelona goleou o Eibar por 5 a 0, assumiu a liderança do Campeonato Espanhol, após a derrota do Real Madrid. Arthur fez o outro gol do time catalão, após boa jogada do estreante Braithwaite.
Qual a situação?
O Barcelona chegou aos 55 pontos e é líder isolado do Campeonato Espanhol. O Real Madrid é o segundo, com 53, após perder para o Levante, fora de casa. O próximo jogo de ambos? Clássico. No Santiago Bernabéu, no domingo, dia 1 de março. O Eibar é o 16º, com 24 pontos.
Messi x Eibar
Messi levou 13 minutos para findar seu jejum. O primeiro foi um golaço. O camisa 10 driblou Arbilla por baixo das pernas e tocou na saída de Dmitrovic. E completou um hat-trick (quando um jogador faz três gols no mesmo jogo) ainda na primeira etapa. Aos 36, com um chute cruzado da esquerda após passe de Vidal, e aos 39, em sobra dentro da área.
Na segunda etapa, o Barcelona desacelerou. Fez apenas uma finalização nos primeiros 30 minutos. O Eibar assustou, mas parou em Ter Stegen. O técnico Quique Setién aproveitou para lançar o dinamarquês Braithwaite, recém-contratado que fez sua estreia. E o reforço participou dos dois últimos gols da goleada. Aos 41, cruzou da esquerda para Messi marcar o quarto, e aos 43 finalizou para, no rebote, Arthur marcar: 5 a 0.
Atuação mágica
Pela quarta vez em sua carreira, Messi fez três gols no primeiro tempo. Antes, conseguiu contra o Arsenal em 2010, contra o Mallorca em 2011 e diante do Valencia, em 2013. Foi o segundo em um intervalo mais curto de tempo: 40 minutos. Contra o Mallorca, em 2011, foram necessários apenas 30. É a sexta vez que ele faz quatro gols em uma mesma partida. O argentinou chegou aos 23 gols em 28 jogos na temporada. São 18 na La Liga, que o faz artilheiro do torneio.
Boa estreia
Contratação emergencial do Barcelona, o dinamarquês Braithwaite entrou aos 26 minutos no lugar de Griezmann. O atacante, ex-Leganés, chegou sob desconfiança, mas foi aplaudido e apoiado pelos quase 67 mil torcedores no Camp Nou. E agradou. Deu assistência para o quarto gol de Messi e foi responsável pela finalização que gerou o rebote para Arthur fazer o quinto.
Novo recorde
A goleada deu ao Barcelona uma outra liderança: a de gols marcados na história do Campeonato Espanhol. O Barça agora tem 6151 gols marcados, e o Real Madrid tem 6150. Mas tudo pode mudar ainda neste sábado, se o Real balançar as redes do Levante.