Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2019
Com três rodadas de antecipação, o Barcelona faturou o bicampeonato espanhol. Jogando no Camp Nou, o clube catalão bateu o Levante por 1 a 0 graças a um gol de Lionel Messi, que começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo para assegurar o 26º título nacional do Barça (o oitavo nos últimos 11 anos).
Como ficou a tabela?
A vitória levou o Barça aos 83 pontos, nove à frente do Atlético de Madrid, que pode até igualar a pontuação do rival, mas ficaria atrás por conta dos critérios de desempate (confronto direto).
Messi: artilheiro e “decacampeão”
Messi começou a partida no banco de reservas. Mas, assim como aconteceu em vários outros jogos do Barcelona na temporada, entrou durante a partida e foi determinante. Foi o 34º gol do craque, artilheiro isolado do Campeonato Espanhol, competição que conquistou 10 vezes, todas nesse século. E coube a ele próprio erguer a taça.
Maior campeão espanhol do século!
Com 26 conquistas, o Barça está a sete do Real Madrid, maior vencedor do Campeonato Espanhol, com 33 na conta. Mas, neste século XXI, o clube catalão tem vantagem. Em 19 edições, faturou 10 troféus, contra seis do arquirrival.
Lionel no banco. Placar em branco
Com Messi poupado no banco de reservas, o Barcelona começou parecendo que não iria sentir falta do argentino. Em cinco minutos, três chances claras de gol. Uma delas com Philippe Coutinho, que estava com apetite e ainda colocou uma bola na trave. Mas, apesar do total domínio e dos 12 chutes a gol, nenhum foi para dentro da rede.
Lionel em campo. Placar…
Embora fosse um dos principais jogadores do Barça no primeiro tempo, Coutinho acabou sendo substituído no intervalo. Mas por um certo camisa 10 argentino. E com Messi em campo… Não tem placar em branco! Aos 16 minutos, inaugurou o marcador para o Barcelona e fez a festa dos mais de 90 mil presentes no Camp Nou.
Festa com a criançada
Após o apito final, os jogadores do Barcelona celebraram o título no gramado. Volta olímpica e tudo o que tem direito. Inclusive, as famílias dos atletas. A criançada fez a festa com Messi, Piqué, Vidal e companhia… Papais campeões!
De olho na Champions (e na tríplice coroa)
Agora o Barcelona volta suas atenções para Liga dos Campeões. Na próxima quarta-feira (01), no Camp Nou, faz o jogo de ida das semifinais contra o Liverpool. Além disso, o clube também está na final da Copa do Rei (pega o Valencia, dia 25 de maio). Ou seja, será que o Barcelona consegue a tríplice coroa? Uma conquista já foi alcançada.