Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2015
Novos alertas de chuvas intensas no Rio Grande do Sul entre esta segunda (21) e terça-feira (22) estão sendo disparados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação pode ser de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 quilômetros por hora. As áreas com maior probabilidade de serem atingidas são as regiões Sudoeste, Sudeste, Metropolitana e Centro do estado.
Até esse final de semana, em decorrência das últimas chuvas, a cheia do Rio Uruguai já tirou mais de 200 famílias de suas casas na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os municípios mais atingidos são Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui e São Borja. Na manhã desta segunda-feira (21) o nível do rio estava em 10 metros, dois acima do normal.
Nos últimos dias os temporais têm atingido diversas regiões do estado, além da Fronteira Oeste. No final de semana foram registrados danos como quedas de árvores, falta de energia elétrica e destelhamentos nas regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Noroeste e Metropolitana de Porto Alegre.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue com nove equipes regionais distribuídas pelo Rio Grande do Sul prestando suporte a apoio aos atingidos. Todas as famílias que precisaram sair de suas casas foram levadas para abrigos, residências de familiares ou casas volantes.
A Defesa Civil segue monitorando os avisos e situações de risco devem ser informadas pelo telefone de emergência 199.