Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Microempreendedores individuais gaúchos já podem consultar na internet seus números de inscrição estadual

Compartilhe esta notícia:

Inscrições estarão ativas a partir de outubro, quando se tornarão obrigatórias. (Foto: EBC)

A Receita Estadual liberou nessa terça-feira (17) a consulta ao número da Inscrição Estadual (IE) para Microempreendedores Individuais (MEI) em atividade no Rio Grande do Sul e que são contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O dado está disponível no Portal de Atendimento do site sefaz.rs.gov.br.

Geradas automaticamente pela administração tributária gaúcha, as inscrições estarão ativas a partir de 1º de outubro, data em que se tornarão obrigatórias. O objetivo é expandir as oportunidades de negócio para a categoria, facilitando as transações comerciais e a participação em feiras de negócios, além de ampliar o leque de fornecedores. A novidade não impõe novas obrigações tributárias ou documentais.

Adotada na maioria dos Estados, a medida consta no Decreto nº 57.789 e havia sido anunciada na semana anterior pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O Rio Grande do Sul tem mais de 400 mil MEI, com número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) vinculado a atividades comerciais ou industriais.

Em 1º de outubro, a Receita lançará o Portal do MEI, uma plataforma que disponibilizará informações como o histórico de documentos fiscais e o Domicílio Tributário Eletrônico, que será utilizado para o envio de avisos, notificações e oportunidades de autorregularização para os contribuintes.

No Portal de Atendimento da Receita, já está disponível a página com perguntas e respostas mais frequentes em relação às mudanças. O endereço virtual é atendimento.receita.rs.gov.br.

Emissão de notas

Com a nova regra, que entra em vigor no início do próximo mês, os microempreendedores individuais deverão incluir a Inscrição Estadual na emissão de notas fiscais de venda. O sistema de emissão de documentos fiscais preencherá automaticamente a informação.

Nas notas fiscais de compra emitidas pelo vendedor, o número da IE do MEI também deverá constar. As regras de obrigatoriedade das emissões de notas fiscais, regidas por lei federal, não serão alteradas.

Atualmente, os MEI podem emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), também conhecida como “Modelo 55”, em transações entre empresas, utilizando para isso o sistema de Nota Fiscal Avulsa, que passará a exigir login “gov.br” a partir de outubro, ou o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF).

Já a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), ou modelo 65, utilizada nas vendas para pessoas físicas, pode ser emitida exclusivamente pelo NFF, cujo acesso já é feito via login no sistema gov.br. De acordo com a Receite Estadual, os procedimentos garantem maior segurança às transações.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Gaúchos que aplicavam golpe do falso aluguel de imóveis em Santa Catarina são presos
Ministério Público conclui vistoria em instalações dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/microempreendedores-individuais-gauchos-ja-podem-consultar-na-internet-seus-numeros-de-inscricao-estadual/ Microempreendedores individuais gaúchos já podem consultar na internet seus números de inscrição estadual 2024-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar