A Microsoft lançou na quinta-feira um site para apresentar sua tecnologia de reconhecimento facial. Ela promete divertir e, talvez, ofender algumas pessoas. O site www.how-old.net utiliza métodos de inteligência artificial para adivinhar a idade das pessoas através da fotografia. Além de descobrir a idade, o serviço é capaz de reconhecer se o indivíduo é homem ou mulher.
De acordo com a Microsoft, o projeto foi elaborado com o objetivo de entreter as pessoas. Para chegar a este resultado, a companhia recorreu às API’s (Interface de Programação de Aplicativos, em português) capazes de extrair informações de fotografias e analisá-las.
Para usar, acesse www.how-old.net, clique em Use your own photo, escolha uma imagem do seu computador e confirme. O tamanho máximo para upload é de 3 Mbytes (Megabytes).
Em rápido teste, a ferramenta foi mal nas idades. Errou grosseiramente para cima e para baixo quão velhos eram rostos tanto de homens quanto de mulheres.
O site, que fornece o resultado instantaneamente, repercutiu rapidamente nas redes sociais.
A companhia demonstrou a tecnologia durante sua conferência anual para desenvolvedores, que está sendo realizada nesta semana em São Francisco, na Califórnia (EUA).
O How-Old.net faz parte do laboratório de pesquisa Project Oxford e, de acordo com a empresa, será aprimorada ao que mais usuários enviam suas imagens.
Microsoft Edge
O navegador que deverá acompanhar o Windows 10 foi batizado oficialmente de Microsoft Edge. O novo nome foi anunciado no evento anual de desenvolvedores da empresa, o Microsoft Build, que acontece em São Francisco, até quinta-feira.
Além de rebatizar o antigo Project Spartan, a empresa aproveitou a ocasião para apresentar o design para novas abas.
Antes de visitar novas páginas, o usuário passará por uma espécie de janela personalizada com sites mais visitados, aplicativos e informações pessoais obtidas através do uso da assistente virtual da empresa, a Cortana.
A ligação com a assistente virtual já era uma das principais novas características anunciadas pela empresa de informática, além da possibilidade de fazer anotações diretamente na tela com o programa Web Note.
Segundo a gigante de informática, extensões populares de Firefox e Chrome poderão ser facilmente adaptadas ao Edge, o que facilitará sua popularização.
190 países
O sistema operacional Windows 10 deverá ser lançado a partir de junho em 190 países, e estará disponível em 111 idiomas. A nova versão do Windows levará a computadores, tablets e smartphones a assistente pessoal Cortana, trará o menu “Iniciar” de volta e “aposentará” o histórico navegador Internet Explorer, que dará lugar ao Project Spartan.
“Continuamos realizando grandes avanços no desenvolvimento e queremos informá-los que o Windows 10 estará disponível neste verão [do hemisfério Norte] em 190 países e 111 idiomas”, afirmou o vice-presidente da Microsoft, Terry Myerson, no site da companhia, informando que o produto foi concebido para vários tipos de dispositivos (smartphones, aparelhos conectados e PCs).
Pela primeira vez, a nova versão será gratuita para equipamentos conectados para troca de dados ou informações, como para caixas eletrônicos ou aparelhos
de ecografia.
China
A empresa também colabora com a Xiaomi, fabricante chinesa de telefones em amplo crescimento, para testar o Windows 10 em seus aparelhos. A Microsoft anunciou também parcerias com os grupos chineses Tencent e Lenovo para ajudar os clientes no país a aderirem ao Windows 10.