Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de maio de 2024
O Exército definiu o ocorrido como “um grave erro de procedimento”
Foto: Reprodução de vídeoO Exército Brasileiro afastou os militares envolvidos na propagação de uma notícia falsa sobre o suposto rompimento de um dique em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
No fim da tarde de domingo (26), militares que atuavam no bairro Mathias Velho receberam a informação de que um dique havia sofrido um rompimento na região. De acordo com o Exército, mesmo sem confirmar o fato, os militares passaram a comunicar aos moradores a necessidade de evacuação dos imóveis na região, que estaria em área de risco. Diversas pessoas saíram de suas casas durante a noite.
A Força definiu o ocorrido como “um grave erro de procedimento” e disse que tomou medidas administrativas para apurar os fatos. Os militares diretamente envolvidos nesse episódio foram afastados de suas atividades durante o período de investigação.
“A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, em especial com os moradores de Canoas, e manifesta sua solidariedade a todos que foram erroneamente informados e pede sinceras desculpas pelo ocorrido”, disse o Exército em comunicado.
Pouco antes de o Exército divulgar seu posicionamento, a prefeitura de Canoas se manifestou nas redes sociais, desmentindo a necessidade de evacuação: “Não é verdadeira a informação de evacuação no bairro Mathias Velho”. A região foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que devastaram a cidade.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul