Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Militares brasileiros na missão de paz no Haiti começam a retornar ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Forças Armadas encerram participação na missão de paz, que começou em 2004. (Foto: Exército Brasileiro)

Parte do contingente de militares brasileiros que integra a Minustah (missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti) começou a retornar para o Brasil neste fim de semana. Os militares desembarcaram em São Paulo, onde passaram por exames de saúde e ficarão de observação em um período de quarentena, que é um procedimento normal antes de serem liberados para retornarem às casas de familiares.

Este é o último contingente militar do Brasil na operação internacional no Haiti, criada em 2004 após um levante civil derrubar o então presidente Jean-Bertrand Aristides. A ONU decidiu encerrar oficialmente em 15 de outubro a missão de paz. Em 31 de agosto, em uma cerimônia em Porto Príncipe, a capital do Haiti, que contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jugmmann, o Brasil terminou sua participação na missão.

Um voo trazendo parte do último contingente de 800 militares brasileiros no Haiti chegou a São Paulo neste domingo (24). O Comando Militar do Sudeste, o Comando do Exército em São Paulo, a aeronave, que foi locada pela ONU, chegou à Base Aérea de São Paulo, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 19h. Um grupo também desembarcou na capital paulista no sábado (23).

Segundo o Exército, a empresa contratada pela ONU para o transporte dos militares, a companhia aérea russa Norwind Airlines, teve um atraso na decolagem da aeronave para o Haiti, o que resultou na alteração do horário de retorno.

Os militares integram o 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz. Parte do grupo retornou no sábado (24) ao Brasil, pousando também em Guarulhos, durante a madrugada.

No total, serão cinco escalões, cada uma trazendo aproximadamente 200 militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil. O restante da tropa, que inclui comandantes e chefes de equipes, retorna ao Brasil em outubro.

A ONU também locará navios para que seja levado para o Rio de Janeiro armas, coletes, capacetes, munições e carros blindados que o Brasil usava na operação de paz, patrulhando as favelas haitianas.

O retorno da tropa brasileira marca o encerramento da participação brasileira no país caribenho após 13 anos de missão, com a participação de aproximadamente 30 mil militares.

Furacão Irma

Uma das últimas funções dos militares brasileiros no Haiti foi o apoio à população haitiana devido à passagem do furacão Irma, no início de setembro. O estrago foi menor que o previsto no Haiti, apesar do furacão ter atingido outros países do Caribe.

A tropa foi enviada às ruas novamente, após já ter encerrado totalmente as atividades. Parte do material que já tinha sido encaixotado e estava pronto para embarcar para o Brasil teve que ser retirado para que os militares pudessem voltar a atuar em Porto Príncipe, no Norte do Haiti e no litoral, em especial em áreas que poderiam ser mais atingidas pelo furacão.

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Mulheres não podem dirigir porque têm apenas ‘um quarto de cérebro’ dos homens, diz clérigo saudita
O Exército Brasileiro vetou um projeto que homenagearia combatentes negros
https://www.osul.com.br/militares-brasileiros-na-missao-de-paz-no-haiti-comecam-a-retornar-ao-brasil/ Militares brasileiros na missão de paz no Haiti começam a retornar ao Brasil 2017-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar