As FDI (Forças de Defesa de Israel) destruíram uma rede de túneis do Hamas na área de Issa, no sul da cidade de Gaza, afirmaram os militares em comunicado na sexta-feira (22).
O sistema serviu como um “posto subterrâneo”, segundo as FDI, e “numerosos edifícios usados como quartel-general do Hamas foram destruídos” como parte das suas operações nos últimos dias.
A declaração também pontua que “muitos terroristas do Hamas foram eliminados, juntamente com muitos edifícios utilizados para atividades terroristas e armas que foram destruídas”.
O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, disse que a rede de túneis foi atingida com “13 toneladas de explosivos, que detonaram simultaneamente 30 poços de túneis de maneira segura”.
A rede também foi “usada para armazenamento, esconderijos, comando e controle e movimentação de operacionais entre diferentes áreas”, ainda de acordo com Israel. Os militares pontuaram que imagens de vídeo capturadas por um cão militar revelaram que a rede de túneis tinha “centenas de metros de comprimento”.
Conhecido como “metrô de Gaza”, o vasto labirinto de túneis abaixo da Faixa de Gaza é usado para transportar pessoas e mercadorias; para armazenar foguetes e esconderijos de munição; e abrigar centros de comando e controle do Hamas, tudo longe da vigilância de aeronaves e drones das FDI.
Durante a ofensiva no território, as Forças de Defesa de Israel afirmam ter exposto “centenas de túneis terroristas em toda a Faixa de Gaza”, destacam que estão operando “para localizar e destruir dezenas de rotas de túneis de ataque”. Recentemente, Israel testou métodos para inundar os túneis do Hamas.