Ícone do site Jornal O Sul

Militares do Brasil e dos Estados Unidos realizam exercícios conjuntos na Amazônia

Entre as atividades, estão ações de assalto aeromóvel com a utilização dos helicópteros do Exército Brasileiro e operações em ambiente de selva. (Foto: Exército Brasileiro/Divulgação)

Em conjunto com o Exército Brasileiro, militares dos Estados Unidos iniciaram a segunda fase da operação Core 23, que, pela primeira vez, realiza exercícios na Amazônia. Uma cerimônia na 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá (AP), na segunda-feira (6), marcou a abertura das atividades, que prosseguem até o dia 16 deste mês.

Um exercício operacional marca esta fase, que ocorre nos municípios de Ferreira Gomes e Oiapoque. Entre as atividades, estão ações de assalto aeromóvel com a utilização dos helicópteros do Exército Brasileiro e operações em ambiente de selva.

Core significa Combined Operation and Rotation Exercise (Exercício Combinado de Operação e Rotação, em português). Os exercícios resultam de um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos. Essa é a terceira edição. A primeira aconteceu em 2021, no Brasil, e a segunda em 2022, em Louisiana (EUA).

Nas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências sobre técnicas, táticas e procedimentos de defesa e doutrina. Há 1.200 militares do Comando Militar do Norte envolvidos nesta edição da operação conjunta.

Sair da versão mobile