Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de novembro de 2020
Segundo a pasta, as Forças Armadas direcionam todos os seus esforços exclusivamente para o cumprimento de suas missões
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO Ministério da Defesa divulgou, neste sábado (14), uma nota na qual afirma que “a característica fundamental das Forças Armadas como instituições de Estado, permanentes e necessariamente apartadas da política partidária, conforme ressaltado recentemente por chefes militares, durante seminários programados, é prevista em texto constitucional e em nada destoa do entendimento do Governo e do Presidente da República”.
O texto também enfatiza que “o único representante político das Forças Armadas, como integrante do Governo, é o Ministro da Defesa” e ainda salienta que “os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, quando se manifestam, sempre falam em termos institucionais, sobre as atividades e as necessidades de preparo e emprego das suas Forças, que estão voltadas exclusivamente para as missões definidas pela Constituição Federal e Leis Complementares”.
A mensagem é assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e subscrita pelos comandantes das três Forças: Edson Leal Pujol (Exército), Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) e Ilques Barbosa Junior (Marinha).
Apreço pelas Forças Armadas
Conforme os quatro signatários, “o presidente da República, como comandante supremo, tem demonstrado, por meio de decisões, declarações e presença junto às tropas, apreço pelas Forças Armadas, ao que tem sido correspondido”.
Na quinta-feira (12), o comandante do Exército, Edson Pujol, afirmou que as Forças Armadas não querem “fazer parte da política governamental ou do Congresso Nacional”.
Na sexta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto nas redes sociais. “A afirmação do General Edson Leal Pujol (escolhido por mim para Comandante do Exército), que ‘militares não querem fazer parte da política’, vem exatamente ao encontro do que penso sobre o papel das Forças Armadas no cenário nacional”, declarou.