Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de março de 2024
O País tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença em 2024.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que mais 154 municípios brasileiros receberão a vacina contra a dengue. Na primeira etapa, 521 cidades haviam sido selecionadas para aplicar o imunizante. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta terça-feira (26), o País tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença em 2024.
As cidades estão localizadas em 11 Regiões de Saúde, que são formadas por municípios fronteiriços que compartilham redes de comunicação e infraestrutura de transportes. A finalidade dessas regiões é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
Confira abaixo a lista das Regiões de Saúde, que ficam em seis Estados, que receberão nova remessa de vacinas:
Central – ES
Betim – MG
Uberaba – MG
Uberlândia/Araguari – MG
Recife – PE
Apucarana – PR
Grande Florianópolis – SC
Aquífero Guarani – SP
Região Metropolitana de Campinas – SP
São José do Rio Preto – SP
São Paulo – SP
De acordo com o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.
“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).
👉 O remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados será detalhado em uma nota técnica do ministério.
Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga. Elas serão distribuídas para os 521 municípios já selecionados e para as 154 cidades adicionadas.