Domingo, 27 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Ministério da Saúde aprova estratégia de Porto Alegre para multivacinação

Compartilhe esta notícia:

Resultados da campanha foram apresentados em reunião nesta quinta-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A estratégia de microplanejamento utilizada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) para realização da campanha de multivacinação feita em outubro de 2023, visando à atualização de carteiras de vacinação e recuperação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, foi apresentada para representantes do DPNI (Departamento do Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (04), e aprovada com excelência.

Em reunião com profissionais da Equipe de Imunizações e Atenção Primária em Saúde da SMS, Secretaria Estadual de Saúde, DPNI e Universidade Federal de Minas Gerais, os resultados da campanha, que teve duração de 14 dias, foram apresentados: 29.205 carteiras avaliadas, 36.202 doses de vacinas aplicadas, sendo 27.155 de vacinas do calendário de rotina, 6.897 contra Covid-19 e 2.150 doses de imunizante contra Influenza.

O microplanejamento é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para recuperar a cobertura vacinal no país. Em outubro de 2023, a chefe da Equipe de Imunizações e responsável técnico de enfermagem da APS foram capacitados pelos técnicos do DPNI.

Em setembro, os conhecimentos foram multiplicados para os coordenadores de todas as unidades de saúde e coordenadorias. No mesmo mês, em evento que celebrou os 50 anos do PNI na Capital, o diretor do DPNI, Eder Gatti, destacou a importância desta ferramenta para reconquista das altas coberturas vacinais.

A campanha de multivacinação ocorreu entre 14 e 28 de outubro. “O microplanejamento prevê o olhar para dentro do território para definição das estratégias de execução de uma campanha de vacinação. Saímos de Porto Alegre animados, pois a ideia foi implementada, com resultados positivos e projeção de uso futuro, para além de uma campanha de atualização das carteiras, ampliando para outras vacinas”, destacou Ana Catarina de Melo Araújo, do DPNI.

A experiência utilizada pela SMS em outubro será ampliada em 2024. Atividades extramuros, como a vacinação em comunidades e busca ativa de pessoas não imunizadas, serão mantidas pela SMS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo gaúcho apresenta nova política de Tecnologia da Informação e Comunicação
Frente Parlamentar Brasil/Itália terá ato de instalação nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/ministerio-da-saude-aprova-estrategia-de-porto-alegre-para-multivacinacao/ Ministério da Saúde aprova estratégia de Porto Alegre para multivacinação 2024-04-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar