Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2020
Vacina da gripe é produzida com vírus inativados e não causam a doença.
Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilO Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, que estava marcado para acontecer no sábado (9 de maio), foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Em consequência, a estratégia de vacinação seguirá até o dia 5 de junho, ganhando duas semanas a mais.
De acordo com o governo federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. “Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, pontuou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), Tani Ranieri.
Os Estados e municípios estão recebendo as doses da vacina da gripe de forma escalonada, a cada semana, conforme são produzidas pelo Instituto Butantan. A farmacêutica Tatiana Castilhos da Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) informa que estão previstas para chegar ao Rio Grande do Sul na próxima semana mais 342 mil doses de vacinas contra influenza.
Confira como ficou o calendário de vacinação depois das alterações:
– De 11 a 17/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias;
– De 18/05 a 05/06: adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.
Na primeira etapa da campanha, os idosos e os profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa do público vacinado.