O Ministério da Saúde informou que vai elaborar um protocolo de segurança para a realização da Copa América no Brasil. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o protocolo vai ser elaborado em parceria com as autoridades sanitárias dos Estados onde ocorrerão os jogos.
O governo confirmou que o Brasil vai sediar a Copa América, oficialmente, em um anúncio do ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. Ele disse que “venceu a coerência”, argumentando que o País já recebe jogos da Copa Libertadores, da Copa Sul Americana, do Campeonato Brasileiro e dos campeonatos estaduais.
O Brasil atendeu a um pedido da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para receber o torneio. A Copa América vai de 13 e 10 de julho. As sedes originais do torneio eram Colômbia e Argentina. Os colombianos desistiram devido à grave crise social que tomou conta do país.
Posteriormente, o governo argentino também desistiu do evento por conta do agravamento da piora no país. Com aproximadamente 45 milhões de habitantes, a Argentina registrou mais de 3,6 milhões de casos da doença e 76 mil mortes causadas pelo vírus.