Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ministério da Saúde enviará lote de CoronaVac ao Rio Grande do Sul para zerar segundas doses atrasadas

Compartilhe esta notícia:

Conforme dados da Secretaria da Saúde, 179.330 pessoas já poderiam ter tomado a D2 da CoronaVac no RS

Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini/Arquivo
Pesquisa preliminar indica que taxa de proteção cai conforme aumento da idade e que apenas uma dose não confere imunidade. (Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini/Arquivo)

O Ministério da Saúde irá enviar ao Rio Grande do Sul, nos próximos dias, remessa de 188.800 doses da CoronaVac para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose dessa vacina e que ainda aguardam a segunda aplicação (D2). Cálculos atualizados pela SES (Secretaria da Saúde) mostram que 179.330 pessoas já poderiam ter tomado a D2 da CoronaVac no Estado.

“A pedido do ministério, informamos esse número na sexta-feira (14) e, no dia seguinte, recebemos o informe de que será enviado quantitativo suficiente para que todas as pessoas que tomaram CoronaVac no Estado recebam a D2”, diz Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde).

“Essa notícia representa um alívio muito grande. É um direito do cidadão completar o seu esquema vacinal e precisamos acelerar a imunização para vencermos essa pandemia”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

No mesmo documento em que anuncia as 188.800 doses da CoronaVac, o Ministério da Saúde informa que irá enviar, provavelmente no mesmo dia, mais 269.100 doses da Astrazeneca e 39.780 doses da Pfizer. A SES aguarda a confirmação da data do envio dos imunizantes.

Em relação à segunda dose da AstraZeneca, foram distribuídas doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse fabricante que estariam em tempo de tomar a D2. Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.

Câmaras de conservação

As 310 câmaras de conservação de vacinas compradas pelo governo do Estado para municípios com menos de 100 mil habitantes começaram a chegar aos destinos mais distantes da Capital.

As prefeituras de Piratini, Júlio de Castilhos, Selbach, Ibirubá, Paverama e Alegrete, por exemplo, já receberam os equipamentos adquiridos com recursos do Ministério da Saúde.

A entrega para os 194 municípios contemplados começou na última terça-feira (11), em ato simbólico em Porto Alegre, que contou com as presenças do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, além do presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Maicon Lemos, e de prefeitos. Naquele dia, foram entregues 52 câmaras frias a 29 municípios da 1ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde).

O objetivo da aquisição e distribuição de câmaras frias para conservação de vacinas e medicamentos é aprimorar a Rede de Frio do PNI (Plano Nacional de Imunizações) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos.

Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de terem menos de 100 mil habitantes, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, além de não estar equipado com câmara refrigerada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Inscrições para o vestibular da UFRGS começam nesta segunda
Polícia apreende carreta em Rio Pardo carregada com mais de meio milhão de reais em roupas importadas ilegalmente
https://www.osul.com.br/ministerio-da-saude-enviara-lote-de-coronavac-ao-rio-grande-do-sul-para-zerar-segundas-doses-atrasadas/ Ministério da Saúde enviará lote de CoronaVac ao Rio Grande do Sul para zerar segundas doses atrasadas 2021-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar