Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de setembro de 2021
O objetivo é atualizar a carteirinha de muitos jovens que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação
Foto: EBCO Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a carteira de imunização de muitos jovens que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha acontece de 1º a 29 de outubro. No dia 16 de outubro o governo vai promover o Dia D, com mobilização nacional para vacinas que fazem parte do calendário, como a contra o sarampo, meningite e caxumba.
Segundo a pasta, a campanha visa proteger a população, melhorar as coberturas vacinais de forma homogênea, reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las controladas ou eliminadas e também dar oportunidade para crianças e adolescentes (a partir de 6 meses) de serem vacinados contra a influenza.
“Desde 2015, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo e precisamos melhorar essa cobertura vacinal. Contamos com o apoio dos pais e responsáveis para mantermos o país sob controle de todas as doenças que são imunopreviníveis”, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Até 7 anos de idade: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.
A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.