Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Saúde lança plataforma que informatiza prontuários no SUS

Compartilhe esta notícia:

Informações coletadas desde o nascimento serão digitalizadas e padronizadas para facilitar atendimentos médicos. (Foto: Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou uma plataforma que integra os dados coletados na vida dos brasileiros, desde o nascimento até o óbito, unificando informações de diversos sistemas de notificação. O “e-SUS Linha da Vida” padroniza as referências sobre os pacientes e facilita o atendimento.

O objetivo é que médicos e profissionais de saúde de todo o Brasil tenham acesso rápido às informações produzidas pelos sistemas, com uma ficha de notificação unificada para todos os agravos/doenças, padronização de campos comuns de diferentes sistemas, uso de terminologias padronizadas, além de emitir declarações de nascido vivo e óbito de forma 100% on-line. A plataforma será desenvolvida por etapas e a previsão de conclusão é de até 3 anos.

O e-SUS Linha da Vida vai reunir sistemas de notificação que abrangem toda a vida da pessoa, desde o nascimento até o óbito, produzindo informações qualificadas sobre estatísticas vitais e morbidade, essenciais para tomada de decisão e formulação de políticas públicas. O objetivo é ter informação por meio de um identificador único de cada pessoa (por CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde), com a ficha de notificação unificada para todos os agravos/doenças, padronização de campos comuns de diferentes sistemas, uso de terminologias padronizadas, além de permitir a emissão das declarações de nascido vivo e óbito de forma eletrônica.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a plataforma é uma importante ferramenta de acesso à informação para esta e as próximas gerações. “Durante a pandemia da Covid, vimos a importância de ter dados confiáveis. Eles são fundamentais para a tomada de decisão. Os dados são dos brasileiros e a responsabilidade de guardá-los com segurança é do Ministério da Saúde. Este é um legado que a atual gestão deixa para o futuro da saúde pública”, declarou.

A plataforma vem sendo construída em fases e deverá ser concluída em três anos. A primeira fase abrange uma modernização e aprimoramento dos sistemas de informação da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, incluindo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Esses sistemas nascem integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde e estão aderentes à Política Nacional de Informação e Informática e à Estratégia de Saúde Digital do Sistema Único de Saúde. O programa foi aprovado pelo Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital em abril de 2021.

“Lutamos pelo que chamamos carinhosamente de diplomacia da saúde. O SUS que só avança. Queremos cada vez mais uma saúde pública de qualidade. Por isso lançamos esse programa, que representa a modernização”, justificou Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde da Pasta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Médica encontrada sem vida em banheiro de hospital morreu por insuficiência respiratória causada por reação a remédios
No 1º ano de mandato, Lula terá de governar com orçamento proposto por Bolsonaro; entenda “PEC da Transição” e próximos passos
https://www.osul.com.br/ministerio-da-saude-lanca-plataforma-que-informatiza-prontuarios-no-sus/ Ministério da Saúde lança plataforma que informatiza prontuários no SUS 2022-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar