Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2021
A carga desembarcou no aeroporto de Guarulhos
Foto: Divulgação/Receita FederalO Ministério da Saúde recebeu na tarde deste domingo (02) mais 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca.
A carga desembarcou no aeroporto de Guarulhos (SP), por volta das 16h30min, e foi recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pela representante da Opas (Organização Panamericana da Saúde) no Brasil, Socorro Gross.
Essas novas doses complementam o lote total de 3,9 milhões que começou a chegar no Brasil na tarde de sábado (1º) e desembarcou em três voos diferentes em Guarulhos. O lote foi disponibilizado pelo Consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que tem como objetivo garantir o acesso mais igualitário às vacinas no mundo.
Os imunizantes foram fabricados pela multinacional Catalent, na Coreia do Sul. Essa é a segunda remessa de vacinas que chega ao Brasil via consórcio Covax. A primeira, de pouco mais de 1 milhão de doses de Oxford/AstraZeneca, foi distribuída a todos os Estados e ao Distrito Federal no mês passado, após desembarque em 23 de março.
Segundo o governo federal, o contrato do Ministério da Saúde com o consórcio prevê o envio de 42,5 milhões de doses até o fim de 2021. O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global.