Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Saúde recomenda a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue

Doses da vacina ainda não foram distribuídas a nenhum município gaúcho. (Foto: Walterson Rosa/MS)

O Ministério da Saúde recomendou aos Estados e municípios que ampliem a faixa etária para a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A recomendação foi apresentada em nota técnica publicada pela pasta na quarta-feira (6).

Antes, diante da quantidade restrita de doses da Qdenga, o ministério havia determinado que a imunização fosse realizada apenas em crianças de 10 a 11 anos de idade. A vacina foi distribuída a 521 municípios brasileiros. Nenhum deles é gaúcho.

“Os municípios contemplados continuam sendo aqueles previamente definidos antes da recomendação de ampliação da faixa etária. As vacinas são destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”, afirmou o Ministério da Saúde.

A decisão de expandir a idade do público-alvo contemplado foi tomada em conjunto com representantes dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde.

Sair da versão mobile