Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministério do Trabalho diz que redução da jornada de 44h semanais é “plenamente possível e saudável”

Compartilhe esta notícia:

Para a pasta, tema deveria ser tratado em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) afirmou, em nota, nesta segunda-feira (11), que considera “plenamente possível e saudável” a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais – carga horária de trabalhadores que fazem a escala 6×1.

O assunto, segundo a Pasta, deveria ser tratado em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados. “Esse é um tema que exige o envolvimento de todos os setores em uma discussão aprofundada e detalhada, levando em conta as necessidades específicas de cada área, visto que há setores da economia que funcionam ininterruptamente”, diz o texto.

A discussão sobre o tema ganhou força nas redes sociais nos últimos dias e o Palácio do Planalto tem monitorado o debate em torno da proposta legislativa. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) encabeçada pela líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Érika Hilton (SP), propõe o fim da escala 6×1.

A iniciativa altera a Constituição Federal, em regime CLT, que permite este modelo de trabalho. Ou seja, de uma folga a cada seis dias de trabalho. A ideia da parlamentar é aprofundar uma discussão no Congresso Nacional sobre o aumento do período de repouso.

Para que a PEC comece a tramitar, é preciso a assinatura de, ao menos, 171 dos 513 deputados federais ou de 27 dos 81 senadores. Hilton disse que a iniciativa tem o apoio de pelo menos 70 parlamentares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Alegre terá variação de temperatura e chuva nesta semana
Monsalve, do Grêmio, foi absolvido pelo STJD e poderá atuar contra o Juventude
https://www.osul.com.br/ministerio-do-trabalho-diz-que-reducao-da-jornada-de-44h-semanais-e-plenamente-possivel-e-saudavel/ Ministério do Trabalho diz que redução da jornada de 44h semanais é “plenamente possível e saudável” 2024-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar