Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Quase 5 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas no Brasil no ano passado

Compartilhe esta notícia:

Mês de junho deste ano é o melhor período de contratação com carteira assinada. (Foto: Marcello Casal Jr./Reprodução Agência Brasil.

Quase 5 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas em todo o Brasil em 2017. Esse número representa um crescimento de cerca de 400 mil documentos em relação a 2016. No ano passado, foram emitidas 4.839.097 carteiras, enquanto 2016 registrou 4.446.176, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho.

O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas por todo o País, por meio de parcerias com Estados e municípios. A rede conta com mais de 2,1 mil postos de atendimento.

São Paulo foi o Estado que mais emitiu carteiras no ano passado (1.194.077), seguido por Minas Gerais (500.937) e Rio de Janeiro (401.859). Janeiro de 2017 foi o mês que mais registrou emissões (496.627), enquanto novembro apresentou o menor número (276.321).

Carteira Digital

Além da emissão física do documento, o trabalhador brasileiro conta com a Carteira de Trabalho Digital. Em dois meses de funcionamento da nova ferramenta, o aplicativo teve 143.886 downloads, uma média de 2,5 mil downloads por dia. E esse número deve aumentar, segundo o coordenador de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho, Sérgio Barreto. “A tendência é de que o número cresça gradativamente à medida que as pessoas forem tomando conhecimento da facilidade de ter a carteira de trabalho no celular”, estimou Barreto.

Ele lembra também que a versão digital permite aos trabalhadores terem em mãos, em qualquer tempo, as informações de qualificação civil e dos vínculos trabalhistas e solicitar a primeira e a segunda vias da carteira de trabalho física.

Por meio dessa plataforma digital, o trabalhador passa a ser um agente fiscalizador de todo o processo. Ele pode saber, por exemplo, se a empresa forneceu o vínculo trabalhista e se as informações dadas estão corretas nos sistemas de governo. Do total de downloads realizados até agora, 126.688 foram para telefone com sistema operacional Android e 17.218 para IOS.

Segundo o ministro do Trabalho em exercício, Helton Yomura, a estimativa é de que 70 milhões de pessoas baixem o aplicativo. “Essa é uma ferramenta importante, que permite ao trabalhador carregar a carteira de trabalho aonde for e consultá-la instantaneamente. Nossa expectativa é de que 70 milhões de pessoas baixem o aplicativo”, ressaltou.

Empregos

Após três anos consecutivos de fechamento de vagas, o Brasil deve criar pelo menos 1 milhão de empregos em 2018, estima o especialista em mercado de trabalho Rodolfo Peres Torelly. Segundo ele, a recuperação da atividade econômica impulsionará o ritmo de contratações.

O setor de serviços e a indústria devem liderar o processo de contratação ao longo do ano, mas os brasileiros precisam ficar atentos às oportunidades. As pessoas, de acordo com Torelly, não podem se acomodar. Devem fazer cursos, sobretudo de inglês e na área de tecnologia. “A competição será cada vez maior”, alertou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Programa de Gestantes do McDonald´s auxilia funcionárias durante a gravidez e no pós-parto
A biometria deve alcançar mais da metade dos eleitores brasileiros neste ano
https://www.osul.com.br/ministerio-do-trabalho-emitiu-quase-5-milhoes-de-carteiras-de-trabalho-em-2017/ Quase 5 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas no Brasil no ano passado 2018-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar