Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2020
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, assina o termo que prevê o repasse de R$ 165 mil do MP para a discoteca.
Foto: Gustavo Mansur/Palácio PiratiniO MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) e o governo do Estado firmaram nesta terça-feira (8) o termo de cooperação que resultará na modernização e na ampliação do atendimento prestado pela Discoteca Pública Natho Henn, instituição da Sedac (Secretaria da Cultura), que guarda a memória da música feita no Rio Grande do Sul e no Brasil. O governador Eduardo Leite, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, assinaram o documento na sede do Ministério Público, em Porto Alegre.
O termo prevê o repasse de R$ 165 mil provenientes do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do MPRS, que serão aplicados na aquisição de equipamentos de sonorização, mobiliário, acondicionamento do acervo discográfico e bibliográfico e de informatização. Ao final da intervenção, a discoteca estará apta a oferecer aos frequentadores um ambiente mais didático e bem estruturado, adequado a audições, ensaios, apresentações e pesquisas.
“O Ministério Público é um importante parceiro da Sedac, proativo nas contribuições que buscam a preservação do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Sul, material e imaterial”, afirmou Beatriz Araujo. “Os recursos repassados à discoteca possibilitarão a conservação e guarda dos materiais, equipamentos e acervos em condições ideais.”
Segundo a diretora da Discoteca Pública Natho Henn, Cida Pimentel, o acervo da casa guarda tesouros da música gaúcha, tais como partituras de compositores eruditos e exemplares da primeira edição dos discos de vinil mais emblemáticos da história da música gaúcha e brasileira. “A nossa gratidão ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados é infinita”, disse. “É um reconhecimento ao valor do acervo da discoteca e de sua importância no meio cultural como guardião da memória da música e dos compositores que construíram a riqueza e diversidade da histórica musical do Sul e do país.”
A Discoteca Pública Natho Henn tem 65 anos. Sua fundação é anterior à própria Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1955 pelo músico que lhe dá o nome, ela ocupou vários espaços até ser transferida para a Casa de Cultura Mario Quintana. Nathalio Henn – seu nome de registro – nasceu no município de Quaraí em 27 de dezembro de 1901.