Considerados os maiores eventos de Economia Solidária da América Latina, a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária serão realizadas entre os dias 7 e 9 de julho, em Santa Maria/RS. E o Ministério do Trabalho já confirmou presença nos eventos, que devem reunir mais de 250 mil visitantes de 16 países.
Durante as feiras, a Subsecretaria de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho vai apresentar as ações desenvolvidas pelo órgão. Os eventos são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança – do Banco da Esperança da Diocese de Santa Maria e da Cáritas/RS – e pela Prefeitura de Santa Maria.
Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, os eventos serão uma boa oportunidade de divulgar as ações do Ministério do Trabalho na área de economia solidária. A Senaes é responsável por viabilizar e coordenar atividades de apoio, estudo, fomento e capacitação profissional relacionados aos empreendimentos de economia solidária em todo o território nacional, visando à geração de trabalho e renda, inclusão social, superação da pobreza e promoção de desenvolvimento sustentável e solidário.
“Hoje, existem no Brasil 19.990 empreendimentos solidários cadastrados e aprovados pelo Cadsol (Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários), que beneficiam mais de 1,4 milhão de pessoas em todo o país”, salientou o ministro.
De acordo com a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Lourdes Dill, a 24ª Feicoop será tão grande quanto a de 2016. “Caravanas de todo o país já confirmaram a vinda para Santa Maria”, disse.
Em 2016, foram expostos nas feiras cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas. Além disso, foram realizados dezenas de seminários, oficinas, cursos de formação e palestras.
As inscrições para empreendimentos, entidades e caravanas estão abertas e devem ser realizadas no site http://www.esperancacooesperanca.org. Dúvidas podem ser remetidas para o e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou pelo telefone (55) 3219-4599.