Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro André Mendonça abre inquérito contra Silvio Almeida no Supremo

Compartilhe esta notícia:

O caso tramita sob sigilo na Corte.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Silvio Almeida foi demitido do cargo pelo presidente Lula. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (17) abrir um inquérito para apurar as acusações de assédio contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. O caso tramita sob sigilo na Corte.

A avaliação do ministro é de que, para proteger e evitar exposição das vítimas e testemunhas, é necessário que o caso fique no STF e evite um “sobe e desce” de instâncias. Havia dúvidas sobre a competência do Supremo ou da primeira instância da Justiça, já que Silvio Almeida foi demitido e perdeu o foro na Corte. O Supremo, no entanto, está prestes a ampliar a regra de foro.

O inquérito contra o ex-ministro ainda não trata de apurar algum crime específico. Ao acionar o Supremo, a Polícia Federal (PF) mencionou o suposto crime de assédio sexual. A corporação enviou ao Supremo na última quinta-feira (12) a apuração preliminar que havia aberto sobre o caso. A PF também pediu para a Corte avaliar a competência para a investigação, para evitar nulidades.

Intimada a se manifestar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi favorável à abertura da investigação e à tramitação no STF.

A PF abriu uma notícia-crime para verificar o caso de forma preliminar ainda em 5 de setembro, noite em que as acusações contra Almeida vieram à tona. Na época, ele ainda ocupava o cargo de ministro. Ele foi demitido no dia seguinte. Almeida nega as denúncias de assédio e afirmou que pretende provar a inocência durante as investigações.

Silvio Almeida foi demitido após a revelação de denúncias de assédio sexual contra diversas mulheres. Uma das vítimas seria a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. A defesa de Silvio Almeida disse que vai se manifestar quando tiver acesso ao caso.

O ex-ministro Silvio Almeida já disse “repudiar com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra” ele. Ele também alega que as denúncias não têm “materialidade” e são baseadas em “ilações” e que o objetivo das acusações são lhe “prejudicar” e “bloquear seu futuro”.

Almeida diz que é o maior interessado em provar sua inocência e pede para os fatos serem postos para existir a possibilidade de sua defesa dentro do processo legal.

A organização Me Too Brasil divulgou, em 5 de setembro, que recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida. Segundo comunicado, as vítimas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico. O caso foi publicado inicialmente pelo portal “Metrópoles”, que apontou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como sendo uma das vítimas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Brasil quer evitar debate sobre Venezuela em cúpula de combate ao extremismo
Presidente do Supremo diz que crimes ambientais devem ser tratados com “a gravidade que possuem”
https://www.osul.com.br/ministro-andre-mendonca-abre-inquerito-contra-silvio-almeida-no-supremo/ Ministro André Mendonça abre inquérito contra Silvio Almeida no Supremo 2024-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar