Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2015
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou que defende a venda de 100% dos quatro aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada. Com esse modelo de negociação, a Infraero (estatal que administra aeroportos no País) ficaria totalmente fora do negócio.
Na lista de terminais que podem passar ao setor privado estão os de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Já está certo que a fatia oferecida nos leilões desta vez será maior, de pelo menos 85% do negócio. Nos leilões anteriores, o governo colocou à venda apenas 51% do empreendimento.
“Sou um dos que acredita que a Infraero deve ficar com zero [de participação]. A decisão será tomada por um colegiado e a presidenta Dilma arbitrará se necessário”, disse o ministro.
Histórico
Desde 2012, já foram concedidos à iniciativa privada os aeroportos de Natal (RN), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Confins (MG). Nessas concessões, a Infraero ficou com 49% do empreendimento, mas o governo federal já afirmou que pretende reduzir a fatia e usar os recursos obtidos com a nova venda para capitalizar a estatal.
(Renata Agostini/Folhapress)