Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Flavio Pereira | 26 de maio de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O ministro da Controladoria-Geral da União Wagner Rosário revelou ontem que já existem 53 operações da Policia Federal em diversos estados apurando fraudes no uso de recursos federais para o combate à pandemia. Estas operações, feitas em conjunto com a CGU, revelam que muitos casos de corrupção foram encontrados nessas localidades e que é necessário que a CPI do Senado também trate desses desvios.
“Em uma reunião selecionamos 278 ‘entes federados’ que seriam acompanhados: capitais, seis ministérios, todos os estados, municípios acima de 500 mil habitantes e etc. A partir daí, colocamos uma equipe em cada Estado acompanhando todas as compras feitas pela Covid-19 e em alguns locais tinham uma transparência melhor, outros nem tanto, então montamos um grupo que registrava tudo o que saia e comparamos preços. Fizemos esse levantamento que resultou em 53 operações que fizemos junto com a polícia”, revela.
Hospitais massacrados pelos fornecedores
Presidente da CPI instalada na Assembleia gaúcha para investigar os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no combate à pandemia de Covid-19, o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) verificou nos depoimentos de ontem, a confirmação das dificuldades enfrentadas pelos hospitais para adquirir itens do kit intubação e a elevação drástica dos preços, especialmente, em março e abril deste ano. Os hospitais ficam à mercê das tabelas de preços dos fornecedores. Ontem, foram ouvidos três gestores de instituições hospitalares do interior do estado, representantes da Polícia Civil e da Controladoria e Auditoria-geral do Estado.
Recuo mostra temor do governo
O recuo do governo, orientando sua base a adiar a votação na Assembleia Legislativa da Proposta de Emenda Constitucional que retira a obrigatoriedade do plebiscito para privatização da Corsan, Banrisul e Procergs, é um sinal de que não há certeza do número mínimo de 33 votos necessários. O movimento muito forte dos sindicatos vinculados às estatais pode ter contribuído para enfraquecer ainda mais a convicção dos deputados da base do governo.
A vez dos governadores e prefeitos na CPI
Os senadores que integram a base do governo na CPI da Covid conseguiram incluir na pauta desta quarta-feira, o pedido de convocação de governadores e prefeitos investigados ou não pela Polícia Federal, para prestarem esclarecimentos sobre o destino dado a recursos recebidos do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia. O governador Eduardo Leite acabou incluído na lista.
PP no comando da Famurs
Pelo acordo político de rodízio dos partidos, o PP assumirá o comando da Famurs, Federação dos Municípios gaúchos, dentro de um mês. A Famurs aprovou a indicação do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, como seu próximo presidente. Substitui o atual presidente, Maneco Hassen (PT), que é ex-prefeito de Taquari. O PT, que atualmente comanda a Famurs, sai de cena, após cair para a sexta posição em número de prefeitos eleitos (23). O PP elegeu 143 prefeitos, vindo a seguir o MDB (135), o PDT (65) e o PTB, com 31 prefeitos.
Defesa do tratamento precoce na CPI do Senado
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a médica Mayra Pinheiro, não se intimidou diante da tendência negacionista dos opositores do governo da CPI da Covid, que condenam o tratamento precoce. Segundo ela, o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina como alternativa ao tratamento da covid-19 “foi muito estigmatizado e criminalizado por pesquisas fraudulentas feitas com o propósito de fortalecer uma narrativa contra esses medicamentos”. Ela mencionou a existência de pelo menos 2.400 estudos científicos defendendo o tratamento precoce contra a covid.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.