Sábado, 19 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de abril de 2025
Haddad disse que a diplomacia brasileira "vai saber tomar as medidas certas na hora certa, depois de muita negociação"
Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo dos Estados Unidos é incoerente ao estabelecer tarifas adicionais aos produtos brasileiros. Segundo ele, a atitude não faz sentido para um país que tem superávit em relação a outro.
“Essa é a incoerência que estamos tentando chegar às autoridades americanas. E vamos ter que fazer valer o que o Congresso aprovou com unanimidade, a Lei da Reciprocidade. Mas a diplomacia brasileira é expert nisso, vai saber tomar as medidas certas na hora certa, depois de muita negociação”, afirmou o ministro na quarta-feira (16) .
“Acredito que o governo brasileiro está tomando a melhor postura possível. Considerar um parceiro histórico. Entender que é um momento delicado da história americana, e temos que saber lidar com isso. E colocando nossos pontos de vista, que são totalmente defensáveis”, prosseguiu Haddad.
As tarifas a que o ministro se refere foram impostas pelo governo de Donald Trump a todos os parceiros comerciais no início deste mês. O presidente limitou as taxas em 10%, por um prazo de 90 dias, para os países que não fizeram retaliações ao tarifaço anunciado por ele, o que não é o caso da China.