Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2015
O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, cancelou a viagem que faria nesta quinta-feira (03) à Turquia para participar da reunião do G-20. Levy foi chamado ao Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff, na companhia do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
O objetivo da reunião seria esfriar a disputa interna pela pasta da Fazenda. O orçamento com previsão de déficit enfraqueceu a posição do atual comandante da equipe econômica, trazendo agitação ao mercado financeiro, que chegou a registrar o dólar acima de R$ 3,818 nesta quinta-feira (03).
Discordância entre ministros
Joaquim Levy defendia que a proposta de Orçamento para o próximo ano chegasse ao Congresso Nacional prevendo uma meta de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o Ministério do Planejamento avaliou que não haveria margem para cortes mais profundos de despesas que pudessem ser feitos para assegurar esse resultado.
Nos mercados internacionais avalia-se que a possível saída de Levy poderia levar o País a ser novamente rebaixado pelas agências de classificação de risco e a perder o grau de investimento.