Quinta-feira, 13 de março de 2025
Por Redação O Sul | 17 de julho de 2015
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nessa sexta-feira que os preços de energia elétrica poderão começar a cair nos próximos meses após a melhora na situação das chuvas e com o realinhamento tarifário colocado em prática pelo governo. “Muitas coisas da economia começam a dar um sinal de resultados. A própria hidrologia, o clima, ajudaram a questão do setor elétrico, em que houve de um lado uma ação do governo de realinhamento de preços e realismo tarifário, e por outro as chuvas estão melhores. Então a gente talvez até comece a ver nos próximos meses uma redução do preço da eletricidade, porque também está havendo uma regularização no fluxo das águas e o efeito do realismo tarifário”, afirmou Levy.
Os preços da energia vêm ajudando a manter a inflação sob pressão desde o início do ano, após uma série de aumentos de impostos e tarifas do setor. Na última pesquisa Focus do BC (Banco Central), os especialistas consultados projetaram que os preços administrados encerrarão este ano com alta de 14,9%, com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) a 9,12%, em boa parte devido aos custos da energia. Em junho, o índice acelerou a 0,79%, acumulando em 12 meses avanço de 8,89%.
Ao sair de reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), Levy também disse que o governo não pode continuar mantendo despesas com desoneração e que a demora em votar a redução traz incertezas ao setor produtivo e acaba esticando o período de ajuste.