Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro da Fazenda reitera preocupação do governo com fake news e alerta sobre novas notícias falsas

Compartilhe esta notícia:

Ministro foi alvo de deep fake quando teve seu áudio alterado em conversa com jornalistas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (14) que a discussão para regulação de big techs e multinacionais é fruto de um acordo internacional. Ele reiterou, no entanto, que a maior preocupação do governo é com a propagação de fake news e alertou para o alinhamento das plataformas digitais com a extrema direita que, segundo ele, é um fator que contribuirá para a disseminação de notícias falsas.

“Aquilo é uma orientação da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], não é nem do Brasil. Todo mundo está se organizando em torno da regulação, tanto das big techs quanto das multinacionais. A questão das multinacionais o Congresso já se manifestou, agora falta a questão das big techs. Mas isso é um acordo internacional em torno do problema’, disse a jornalistas ao deixar a sede da Fazenda.

O governo articula uma reação em quatro frentes como resposta às mudanças anunciadas pela empresa Meta em relação à checagem de fatos nos Estados Unidos. Haddad relembrou que foi alvo de um deep fake na semana passada. O vídeo com a imagem de Haddad em conversa com jornalistas na saída da sede da Fazenda foi alterado para trazer declarações mentirosas sobre a criação de novos impostos.

Ele disse que nesta terça-feira, mais uma vez, uma notícia falsa simulando o cabeçalho de um site de notícias circulou com a informação mentirosa de que o governo criaria uma taxa ambiental sobre veículos com mais de 20 anos de uso.

“Já estou prevenindo vocês que parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita nós vamos ter efetivamente dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, funcionários públicos e tudo mais para combater um tipo de barbaridade que, na minha opinião, com esse alinhamento com o fascismo deve acontecer mais. Então existe uma extrema direita hoje organizada no mundo, com um poder de fogo bastante grande e isso é muito delicado para a democracia”, afirmou Haddad. (Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Contribuintes têm até 7 de fevereiro para pagar IPTU 2025 de Porto Alegre com desconto
Vendas de veículos leves novos e usados atinge 14,2 milhões no Brasil
https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-reitera-preocupacao-do-governo-com-fake-news-e-alerta-sobre-novas-noticias-falsas/ Ministro da Fazenda reitera preocupação do governo com fake news e alerta sobre novas notícias falsas 2025-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar