Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Ministro da Fazenda tira gastos com o Rio Grande do Sul e prevê déficit de 0,1% do PIB em 2024

Compartilhe esta notícia:

Com despesas com recuperação da economia gaúcha, governo não cumpre meta com déficit de 0,37% do PIB

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Com despesas com recuperação da economia gaúcha, governo não cumpre meta com déficit de 0,37% do PIB. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê encerrar o ano de 2024 com um déficit equivalente a 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto). A estimativa de déficit ocorre com o abatimento dos gastos gerados pela tragédia no Rio Grande do Sul, o que consumiu o equivalente a cerca de 0,27% do PIB.

O ministro disse que o governo vai conseguir atingir a meta fiscal com a entrega de um déficit de 0,1% do PIB no ano de 2024. Essa previsão, porém, não leva em conta os gastos após a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Com a inclusão das despesas para o Rio Grande, o déficit alcança 0,37% do PIB. Portanto, Haddad informou que o total de gastos no estado somou 0,27% do PIB. O resultado primário de 2024 será conhecido com a consolidação dos números do setor público no mês de fevereiro.

O arcabouço fiscal prevê déficit zero em 2024. Há, porém, margem de tolerância de 0,25 ponto. Assim, o governo cumpre a meta com resultado negativo correspondente a até 0,25% do PIB.

Sobre o ajuste das contas públicas, Haddad cita que “o FMI (Fundo Monetário Internacional) reconheceu o esforço fiscal brasileiro como um dos maiores do mundo”.

Haddad mencionou ainda que o governo adotou um conjunto de medidas de contenção para enfrentar os desafios do segundo semestre do ano passado e que houve exagero do mercado com a piora das perspectivas da economia brasileira.

“O estado brasileiro tem que encontrar o caminho do equilíbrio, estamos fazendo ajuste estrutural”, disse o ministro, garantindo que a situação de 2024 é estruturalmente melhor que a de 2022.

Na entrevista, o ministro da Fazenda cita que a projeção oficial da equipe econômica de crescimento do PIB em 2024 é de 3,6%. O ministro também destacou a necessidade de melhorar a comunicação do governo e reconheceu que o mercado está “muito sensível” no mundo inteiro.

“O mundo vive em instabilidade muito grande”, afirmou, citando como exemplo a eleição de um presidente nos EUA com uma agenda econômica “difícil de decifrar”. “Se o plano traçado pelo Ministério da Fazenda chegar a termo, vamos chegar a 2026 com a economia muito mais arrumada do que herdamos”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução de Canoas iniciam atividades práticas no serviço público
Banco de sangue do HPS de Porto Alegre busca apoio para reforçar estoques durante as férias
https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-tira-gastos-com-o-rio-grande-do-sul-e-preve-deficit-de-01-do-pib-em-2024/ Ministro da Fazenda tira gastos com o Rio Grande do Sul e prevê déficit de 0,1% do PIB em 2024 2025-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar