O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a expectativa do governo é de restabelecer o ConectSUS – plataforma que emite comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – até esta terça-feira (14).
“Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse Queiroga ao ser questionado sobre o retorno da plataforma. O ministro participou, na noite de domingo (12), do Congresso Brasileiro de Urologia, em Brasília.
Os sistemas do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers na madrugada de sexta-feira (10). Com isso, o ConectSUS ficou indisponível. O problema também afetou o sistema de notificação de casos de coronavírus.
No domingo, o Ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações, mas não detalhou qual seria a data para restabelecimento dos sistemas.
Queiroga disse que os hackers que invadiram e derrubaram os sistemas da pasta devem ser responsabilizados. “São pessoas criminosas e que precisam ser responsabilizadas por isso. O caso já está na Polícia Federal para que se tome as providências cabíveis assim que se identificar os responsáveis”, disse o ministro.
Ele falou ainda que o ministério trabalha para tornar o sistema mais seguro, mas que não existe segurança total. “Nós já sabemos que não houve perda de dados. Estamos trabalhando para cada vez esse sistema ser mais seguro, mas não existe segurança total, porque essa gente toda hora arruma uma forma de burlar as seguranças dos sistemas”, declarou.