Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Ministro de Minas e Energia busca investimentos em carros elétricos e data centers na China

Compartilhe esta notícia:

Ministro Alexandre Silveira. (Foto:Wilson Dias/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Agendas na Ásia

Dias antes de Lula embarcar para a China para uma visita de Estado, o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, iniciou neste final de semana uma série de agendas no país asiático para atrair investimentos em carros elétricos, baterias e data centers para o Brasil. Acompanhado de uma comitiva, o líder ministerial também deve se reunir com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual líder do Banco dos Brics, para dialogar sobre o combate às dificuldades energéticas em países do bloco e investimentos em transição energética.

Agendas na Ásia II

O presidente Lula visitará novamente a China entre os dias 12 e 13 de maio, para participar da cúpula entre o país asiático e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Durante a passagem por Pequim, o chefe do Planalto deve ter um novo encontro com o líder chinês Xi Jinping, com quem dialogará sobre questões relacionadas à defesa da democracia no cenário internacional e ao comércio bilateral entre suas nações.

Orçamento militar

Em meio às queixas de militares sobre a falta de recursos, o presidente Lula deve se reunir no final de abril com os três comandantes das Forças Armadas. O encontro, sinalizado ao ministro da Defesa, José Múcio, deve abordar a atual situação orçamentária das instituições militares, além das iniciativas desenvolvidas pela caserna.

Federação partidária

Apesar de obstáculos gerados por núcleos regionais, o PP e o União podem concluir ainda neste mês as negociações para formar uma federação. As cúpulas das duas siglas, que juntas podem passar a formar a maior bancada da Câmara, devem se reunir nos próximos dias para alinhar os pontos finais do processo de junção.

Reintrodução alimentar

Quatro dias após ter encerrado a greve de fome em protesto contra o processo de cassação de seu mandato, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) segue realizando o processo de reintrodução alimentar. Se limitando a alimentos com baixo teor de gordura e gradativamente retomando o consumo de pastosos e sólidos, o parlamentar está atento aos cuidados de modo a evitar problemas como o desequilíbrio nutricional e a atrofia muscular.

Lei Rouanet

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura apreciou na última semana, em sua 356ª reunião ordinária, 588 projetos culturais submetidos à Lei Rouanet. O colegiado autorizou mais de R$610,5 milhões em incentivos fiscais através da iniciativa, beneficiando empresas e pessoas físicas que investem em projetos e iniciativas culturais.

65 anos de Brasília

Na noite desta segunda-feira, a fachada do Palácio do Congresso receberá projeções de imagens sobre a cultura, a política e a história de Brasília, em alusão ao aniversário de 65 anos da capital federal. A apresentação contará com materiais sobre o DF desde sua fundação até os dias atuais, destacando questões relacionadas ao poder, à arquitetura e ao povo, considerados pilares formadores da cidade.

FGTS na conta

Começou a tramitar na Câmara o projeto do deputado Pastor Eurico (PL-PE) que passa a permitir que o trabalhador opte por receber mensalmente, junto com o salário, os valores que seriam repassados ao FGTS. Mencionando baixos rendimentos e limitações para o saque do Fundo, o parlamentar afirma que a atual “intervenção estatal” para a retenção do patrimônio em conta vinculada ao trabalhador viola sua “cidadania e liberdade”.

Poluição em debate

O posicionamento do Brasil frente às negociações do Tratado de Combate à Poluição por Plásticos será tema de debate nesta quinta-feira na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O encontro deve abordar os desdobramentos das negociações iniciadas em novembro de 2022, com a instituição do acordo em Assembleia da ONU, e discutir como o país pode se posicionar de forma alinhada aos “necessários avanços econômicos, sociais e ambientais” relacionados ao tema.

Reflexão presidencial

Na mensagem de Páscoa divulgada neste domingo pelo Planalto, o presidente Lula afirmou que a data serve para “relembrarmos os ensinamentos de Jesus”. O chefe do Executivo destacou que é o momento em que pessoas de todo o mundo comemoram o “renascimento do amor e da paz sobre as injustiças”, lembrando que “devemos sempre amar uns aos outros, construindo um mundo cada vez melhor e mais fraterno”.

Visitas restritas

Avançou na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara o projeto que permite ao juiz suspender de imediato o direito de o pai acusado de violência doméstica e familiar visitar os filhos menores. Enviado para análise da CCJ e da Comissão de Previdência, o texto prevê que a liberação da visita após a restrição seja realizada somente mediante avaliação de uma equipe de atendimento multidisciplinar.

Splitting familiar

A Comissão de Previdência da Câmara se reunirá nesta quarta-feira para debater uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, incluindo o modelo de “splitting familiar” na legislação. Proposta pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), a modalidade tributária soma a renda dos responsáveis pela família e divide por um coeficiente familiar, levando em consideração as condições e peculiaridades de cada um.

Memória das enchentes

O governo estadual inicia nesta terça-feira uma série de atos em diferentes municípios gaúchos que foram atingidos pelas enchentes de abril e maio de 2024, em meio à programação alusiva ao primeiro ano da maior catástrofe climática que já atingiu o RS. Em paralelo às ações, o Conselho do Plano Rio Grande se reunirá para apresentar um balanço das principais ações realizadas durante o último ano, incluindo as demandas recebidas e as soluções encaminhadas para os assuntos discutidos.

Memória das enchentes II

A programação do Executivo estadual sobre o primeiro ano das enchentes também contará com o lançamento de um documentário, produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado, sobre a tragédia ocorrida em 2024 e o processo de reconstrução pós-catástrofe. A obra reunirá depoimentos e histórias de pessoas que atuaram na linha de frente e nos bastidores dos salvamentos e atendimento às demandas.

Apoio militar

A partir desta terça-feira, o Exército se somará às ações de enfrentamento à dengue em Porto Alegre. O reforço militar nas mobilizações ocorre a pedido do prefeito Sebastião Melo ao Comando Militar do Sul, diante da situação de emergência gerada pela epidemia da doença na Capital.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Farra com uso da Lei Rouanet chega a R$2 bilhões
Ministro Luiz Fux: “O Congresso é a ‘instância maior’ no Estado Democrático”
https://www.osul.com.br/ministro-de-minas-e-energia-busca-investimentos-em-carros-eletricos-e-data-centers-na-china/ Ministro de Minas e Energia busca investimentos em carros elétricos e data centers na China 2025-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar