Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 17 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Boas notícias
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está com expectativas positivas sobre a chegada de “boas notícias” nos próximos dias sobre o preço dos combustíveis no Brasil. O chefe ministerial avalia que a queda do valor do barril do petróleo Brent e a estabilidade do dólar vem propiciando um ambiente muito favorável à redução dos custos de produtos do gênero.
Fraude esportiva
O atacante do Flamengo, Bruno Henrique, deve ser denunciado até o fim de abril pelo Ministério Público do DF e Territórios após ser indiciado por estelionato e fraude em competição esportiva. Uma investigação da PF apontou que o jogador teria supostamente “forçado cartão” em um jogo contra o Santos, em 2023, com o objetivo de beneficiar apostadores, incluindo três familiares.
Fraude esportiva II
A repercussão do indiciamento de Bruno Henrique teve reflexos até mesmo no Supremo Tribunal Federal, onde discussões sobre a operação das “bets” no Brasil devem voltar à tona. O ministro Luiz Fux, relator de um processo pendente que trata do tema, pretende liberar a ação para análise dos magistrados ainda no primeiro semestre.
Demanda do Judiciário
Com expectativa de afastar a discussão do PL da Anistia do Legislativo, o Planalto espera que a situação das penas dos condenados pelo 8 de Janeiro seja resolvida através do STF, e não do Congresso. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), avalia que o Judiciário pode ser receptivo à discussão da “dosimetria” das penalizações impostas e defende que a discussão ocorra sob responsabilidade do Supremo.
Avanço provável
Apesar dos movimentos do Planalto, lideranças partidárias da Câmara avaliam que há grandes possibilidades do PL da Anistia avançar para votação em plenário. A recente reunião de assinaturas suficientes para pautar a urgência do debate alterou a perspectiva entre parlamentares sobre o futuro da matéria, que deverá ser definida através de decisão conjunta entre Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa, e o colégio de líderes.
Esforço desnecessário
O deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (SP), único do PL que não assinou o requerimento de urgência do projeto de anistia para o 8 de Janeiro, deve ser “poupado” de represálias do partido. Lideranças da legenda avaliam que a penalização do parlamentar não “vale a pena” para a sigla, a qual sofreria desgastes desnecessários em meio à repercussão de qualquer ação do tipo.
Represália exigida
Contrariando a ideia de “deixar para lá” o posicionamento de Antônio Carlos Rodrigues sobre o projeto da anistia, o pastor Silas Malafaia defendeu nesta quarta-feira que o deputado seja expulso do PL. Para o líder religioso, aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a negativa do parlamentar em assinar o requerimento de urgência está vinculada à sua proximidade com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, assim como ao fato de já ter sido ministro durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Atitude temerária
Integrantes da Polícia Federal detiveram um homem na segunda-feira (14), em Campos dos Goytacazes (RJ), após ele emparelhar o carro com o comboio do presidente Lula (PT) e chamá-lo de ladrão. Segundo a PF, a equipe de segurança deu ordem de parada ao veículo por considerar a atitude temerária.
Teste positivo
Diagnosticado com Covid-19 através de um teste de farmácia, o ex-presidente José Sarney teve de ser levado ao Hospital Brasília, nesta quarta-feira, para a realização de exames. Apesar do diagnóstico, que o levou a suspender os compromissos previstos para os próximos dias, o político de 94 anos passa bem e já recebeu alta.
Juventude em pauta
O deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE) estará à frente da Secretaria de Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude da Câmara ao longo de 2025. O parlamentar pretende debater neste ano projetos voltados para inclusão social, educação de qualidade, sobretudo na primeira infância, e fortalecimento da rede de proteção social.
Estiagem no RS
A Comissão de Agricultura da Câmara vai se reunir na próxima terça-feira para debater os impactos da estiagem que levou cerca de 50 municípios gaúchos a decretar situação de emergência. Articulado pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), o encontro debaterá a necessidade de ações governamentais para sanar os impactos do problema climático, com foco na criação de um sistema de irrigação no Estado.
Inauguração na PC
O governador Eduardo Leite acompanha nesta quinta-feira o secretário de segurança do RS, Sandro Caron, na inauguração da Casa de Resgate e Intervenção Tática da Polícia Civil. O espaço será usado para a capacitação e o treinamento de técnicas de operações policiais, além de viabilizar maior mobilidade do efetivo em ambiente confinado e a realização de exercícios de progressão em áreas de risco.
Migração partidária
Em meio aos rumores sobre uma possível migração para o PSD, o governador Eduardo Leite afirmou nesta quarta-feira que permanecerá no PSDB pelo menos até a conclusão de um processo interno da sigla, prevista para o fim de abril. Apesar da cautela do líder gaúcho, aliados próximos afirmam que ele sinalizou nos bastidores ter disposição em se encaminhar para o partido de Gilberto Kassab.
Superação e solidariedade
O Executivo de Porto Alegre encaminhou ontem (16) à Câmara Municipal um projeto que institui o dia 3 de maio como o Dia da Superação e da Solidariedade. A celebração, que faz alusão à data em que as águas começaram a invadir a Capital em 2024, integra o conjunto de ações da prefeitura para lembrar o primeiro ano da enchente histórica que atingiu o RS.
Reforma do Theatro
Cerca de R$ 23 milhões serão investidos pelo governo gaúcho para a realização de intervenções no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Autorizadas nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Cultura, as obras incluem ações de restauração, modernização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e de qualificação da acessibilidade do edifício no Centro Histórico da Capital.
* Instagram: @obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.