Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro do Planejamento vai ao TCU levar mais explicações sobre gastos do governo em 2014

Compartilhe esta notícia:

Em dia de contatos políticos, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa (foto), aproveitou para se encontrar com o ministro do TCU e relator do processo, Augusto Nardes. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

A estratégia do governo Dilma, de tentar convencer o TCU (Tribunal de Contas da União) de que não houve irregularidades na prestação de contas do governo em 2014, parece dar os primeiros sinais de avanço. Após reunião com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o ministro do TCU e relator do processo, Augusto Nardes, disse nesta teraç-feira que começa a haver diálogo para o esclarecimento de pontos considerados irregulares pelo órgão.

Entre eles, estão o atraso de repasses para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas do governo como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o seguro-desemprego e o abono salarial, o que configuraria operação de crédito, porque, na prática, os bancos públicos emprestavam valores à União. O procedimento é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o processo aberto no TCU, cerca de R$ 40 bilhões estiveram envolvidos nessas operações, entre 2012 e 2014. O tribunal sustenta que o montante foi usado na contabilidade fiscal do governo, enquanto os governistas argumentam que não ocorreu operação de crédito e sustentam que os repasses estavam previstos nos contratos de prestação de serviços com os bancos para a operacionalização dos programas.

“Não quero entrar no mérito, mas começa a haver um diálogo para que a gente possa saber especialmente o fato de termos tido R$ 40 bilhões considerados num primeiro julgamento com indícios de irregularidade”, disse Nardes após a reunião.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Servidores do INSS decidem manter greve no Estado
Datena diz que será candidato a prefeito de São Paulo
https://www.osul.com.br/ministro-do-planejamento-vai-ao-tcu-levar-mais-explicacoes-sobre-gastos-do-governo-em-2014/ Ministro do Planejamento vai ao TCU levar mais explicações sobre gastos do governo em 2014 2015-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar