Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2022
Medida visa aumentar a segurança para a cerimônia de posse de Lula. Na foto, o ministro Alexandre de Moraes
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes suspendeu temporariamente as autorizações de porte e transporte de armas de fogo e de munições em todo o território do Distrito Federal.
A medida atende a pedido da equipe de transição do governo Lula e visa aumentar a segurança para a cerimônia de posse do petista, que acontece no domingo (1º), em Brasília.
A restrição vale entre entre as 18h desta quarta-feira (28) e a segunda-feira (02) e atinge colecionadores, atiradores e caçadores. De acordo com a decisão de Moraes, quem desrespeitar a determinação nesse período deverá ser autuado em flagrante por porte ilegal de arma.
A medida não se aplica aos membros das Forças Armadas, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, membros da Polícia Legislativa e Judicial e empresas de segurança privada e de transporte de valores.
Nesta terça-feira (27), Flávio Dino justificou o pedido endereçado ao Supremo Tribunal Federal por considerar que há conexão entre as ameaças crescentes de atos de violência no Distrito Federal e a apuração do inquérito de atos antidemocráticos.
O delegado Andrei Rodrigues, que coordena a atual segurança de Lula na equipe de transição e que deve assumir a chefia da Polícia Federal no futuro governo, é quem apresentou o requerimento ao ministro Alexandre de Moraes.