Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2024
Ministro Alexandre de Moraes também determinou que mais 20 pessoas sejam ouvidas no inquérito
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou por mais 180 dias o inquérito das fake news, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet e ataques a ministros e instituições. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (16).
Moraes também determinou que mais 20 pessoas sejam ouvidas no inquérito. O foco da extensão é aprofundar as investigações sobre o chamado gabinete do ódio, que teria atuado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O gabinete seria formado por aliados do ex-presidente Bolsonaro e, segundo as investigações, atuaria até mesmo dentro do Palácio do Planalto.
O inquérito das fake news foi aberto em 14 de março de 2019, com base no regimento interno do STF. A iniciativa foi do então presidente do Supremo Dias Toffoli, que designou a relatoria ao ministro Alexandre de Moraes.
Inicialmente, o prazo das investigações estava previsto até janeiro de 2020. Porém, o inquérito tem sido prorrogado desde então.