Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2020
Fux tomou posse como ministro do STF em 2011, após ser indicado para o cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux foi eleito, nesta quinta-feira (25), para o cargo de presidente da Corte. Atualmente, Fux ocupa a vaga de vice-presidente e passará a comandar o tribunal no dia 10 de setembro, quando terminará o mandato de dois anos de Dias Toffoli.
A eleição ocorreu de forma simbólica. A investidura no cargo segue ordem de antiguidade de entrada no tribunal. A vice-presidente será a ministra Rosa Weber.
Fux tomou posse como ministro do STF em 2011, após ser indicado para o cargo pela ex-presidente da República Dilma Rousseff e ter o seu nome aprovado pelo Senado.
O ministro é magistrado de carreira desde 1983 e foi responsável pela elaboração do Código de Processo Civil, aprovado pelo Congresso em 2015. Antes de chegar ao STF, Fux era ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).