Ícone do site Jornal O Sul

Ministro Sérgio Moro estende por seis meses uso da Força Nacional na Penitenciária Federal de Brasília

Tropas estão na unidade há um ano; medida vale até setembro de 2020. (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, prorrogou por mais seis meses o uso da Força Nacional de Segurança Pública na área da Penitenciária Federal de Brasília. A portaria que regulamenta a ação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27).

As tropas atuam no presídio desde fevereiro de 2019. O envio dos agentes de segurança ocorreu semanas antes de o Executivo transferir quatro condenados de chefiar uma facção criminosa paulista para a penitenciária federal em Brasília.

Agora, o novo prazo para o reforço no patrulhamento começa a contar a partir do dia 9 de março e é válido até 4 de setembro. O planejamento será definido pelo governo federal, e o uso dos agentes poderá ser novamente prorrogado, se necessário.

O documento determina o emprego da Força Nacional em “apoio ao Departamento Penitenciário Nacional”. As regras divulgadas não citam, no entanto, quantos servidores serão mobilizados.

A penitenciária, considerada de segurança máxima, possui 208 celas em 12,3 mil m² de área construída. O espaço é monitorado 24 horas por agentes penitenciários e por um circuito de câmeras em tempo real.

 

Sair da versão mobile