Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2021
Os integrantes da corte Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes (foto) negaram qualquer chance de golpe
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STFOs ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes descartaram a possibilidade de um golpe político em um evento promovido pelo Insper. Apesar de admitirem o cenário de instabilidade política, os membros da corte ressaltaram a força da democracia.
Moraes, por exemplo, afirmou que os ataques às instituições pela internet serão apurados e que as eleições estão garantidas. Junto de Barroso, ele é um dos nomes atacados pelo presidente Jair Bolsonaro, também crítico do sistema eleitoral de urnas eletrônicas.
“O Poder Judiciário é independente, o que não significa que não apanhe todo dia. Mas apanha e reage dentro da Constituição”, disse Moraes. Já Barroso, o também presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), citou o que chama de “mentirocracia”. “É a difusão da inverdade e das narrativas falsas como um método de governo e uma estratégia de manipulação das massas”, explicou.