Ícone do site Jornal O Sul

Missão empresarial à Feira de Hannover realiza visitas guiadas a gigantes do setor que também estão se renovando

Evento acontece na Alemanha, de 01 a 05 de abril, e fará uma imersão nas principais tendências da indústria 4.0. (Foto: reprodução)

Com oito plantas no Brasil, o Grupo Benteler é uma das maiores empresas do mundo fornecedora da cadeia automotiva. Possui um faturamento de cerca de 5,8 bilhões de Euros. Trata-se de uma das companhias líderes da implantação do conceito de Industria 4.0. Durante a visita guiada a uma fábrica da marca, nessa semana, na Alemanha, a missão empresarial brasileira, que participa da Feira de Hannover 2018 e da qual o Sebrae RS é uma das coordenadoras, conheceu de perto como se dá a implantação, suas demandas e resultados.

O técnico do Sebrae RS que acompanha as pequenas empresas no evento, Fabiano Dallacorte, comenta que a automatização das indústrias Benteler é uma realidade altamente eficiente, mas a integração de máquinas e equipamentos com um único sistema de comunicação ainda não foi possível. Além disso, robotização não é a tradução de 4.0. “A companhia se preocupa em tornar mais eficiente os seus processos porque já estabeleceu uma cultura de perseguir eficiência e redução de custos. Contudo, as possibilidades de inovação e resultados a partir do uso de internet, planejamento e simulação virtual e projeções de futuro ainda são consideradas um terreno a explorar, tendo em vista que a oferta de tecnologia está muito rápida”, resume.

Para Dallacorte, os ensinamentos que a Benteler conseguiu expor aos brasileiros foram no sentido de que “investimentos, sejam grandes ou não, não ocorrem sem que a empresa esteja segura de seus objetivos”. Tão logo a missão empresarial retorne ao Brasil, o próprio Sebrae RS deverá dar continuidade ao acompanhamento de micro e pequenas empresas para que os contatos realizados em Hannover se tornem vetores de incentivo para melhorias nos pequenos negócios.

Também, em outro momento da semana, houve uma visita técnica ao estande da maior empresa de ERP do mundo, a SAP, inclusive mencionando que há uma unidade em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A SAP tem um dos mais avançados sistemas de inteligência artificial, além do ERP, que é um tipo de software de gestão corporativa. Houve uma demonstração prática de como funciona: “Acompanhamos a produção de uma garrafa. Desde design, fabricação, envasamento, logística, até atendimento do consumidor final. Vimos, então, as etapas de engenharia digitalizada, manufatura digitalizada (inclui engenharia, manufatura e logística) e serviços de atendimento ao cliente também digitalizado”, detalha Dallacorte.

Para encerrar a programação da semana, na sexta-feira, antes de voltar ao Brasil, os empreendedores gaúchos deverão visitar as instalações de uma unidade da VOLKSWAGEN, na cidade de Wolfsburg.

A missão empresarial à Feira de Hannover é resultado da parceria do Sebrae RS com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e é uma promoção da Confederação Nacional da Indústria e da Apex-Brasil para colaborar com o crescimento do segmento no País. Ao todo são mais de 80 integrantes, entre indústrias, prestadores de serviços, instituições, sindicatos e imprensa brasileira.

Sair da versão mobile