Em reunião nessa quinta-feira (23) com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, detalharam o funcionamento da agência de fomento. Na pauta, objetivos comuns, ações conjuntas e missões ao Exterior.
Um dos assuntos abordados foi a agenda internacional para 2025, com foco na elaboração de um planejamento que contemple em suas metas a expansão da capacidade exportadora do Estado. A conversa incluiu a realização de missões ao Exterior – com a participação de entidades – como um das estratégias na busca de parcerias comerciais.
O secretário ressaltou: “Tanto o Estado quanto a iniciativa privada compartilham o objetivo de ver o Rio Grande do Sul crescer e alcançar destaque internacional. As missões são fundamentais para a aproximação com mercados onde há maiores oportunidades de se estabelecer negócios, e essa conexão se dá de forma gradual, precisa ser cultivada com a presença ativa do Estado nesses países.”
Já o presidente da Invest RS salientou três pontos que estão no escopo da agência de desenvolvimento gaúcha: “A implementação de uma plataforma de inteligência de dados em nível estadual, a atração de investimento e a promoção comercial para aumentar as exportações gaúchas. Estamos trabalhando conduzidos por esses propósitos para potencializar a internacionalização do Estado”.
Falando pela Fiergs, seu presidente Cláudio Bier reforçou a disposição em apoiar e participar desse tipo de iniciativa: “Estamos prontos para contribuir com o crescimento do Rio Grande do Sul”. Também estavam no encontro dirigentes do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Banrisul
Também nessa quinta, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) apresentou suas novidades para 2025. Dirigentes da instituição, autoridades e outros convidados conheceram aspectos da estratégia de mercado, conectada às principais tendências de transformação digital.
Um dos pontos detalhados se refere a algo inédito no mercado brasileiro do setor: o banco gaúcho será o primeiro a abrir sua rede de autoatendimento, localizada em pontos externos e agências, para clientes que mantêm relacionamento com mais de 150 empresas concorrentes.
Um novo equipamento de autoatendimento permitirá a realização de transações financeiras de qualquer instituição ligada ao Banco24Horas. Com isso, os clientes do Banrisul passarão a ter mais opções de atendimento e maior conveniência nos serviços, o que inclui financeiras e bancos digitais. As unidades serão instaladas em agências, Banripontos e locais como shoppings, supermercados e postos de combustíveis.
(Marcello Campos)