A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) foi às redes sociais para comentar a atitude do marido e colega Glauber Braga (PSOL-RJ), após ele tirar à força da Câmara dos Deputados o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do MBL.
Em um vídeo, é possível ver o parlamentar empurrando e desferindo chutes no youtuber. O grupo foi conduzido para a Departamento de Polícia Legislativa (DEPOL), onde o psolista também discutiu com o deputado federal Kim Kataguiri (União – SP) e precisou ser contido pelos policiais.
Em seu perfil no X, antigo Twitter, a parlamentar relata que o influenciador tenta há tempos “cavar seus minutos de fama atacando o PSOL”, ao tumultuar atividades e, segundo ela, “manipulando vídeos para mobilizar e agitar seus pares fanáticos”. De acordo com a parlamentar, Costenaro provoca, persegue a ameaça seu marido.
Sâmia afirma que Costenaro tem um processo por violência doméstica contra ele, e que o influenciador foi à Câmara e insultou a mãe de Glauber Braga, que está com Alzheimer.
“O que aconteceu hoje foi a reação justa e indignada de quem não aceita a intimidação como forma de fazer política. A molecagem do MBL tem que ter fim!”, finaliza a parlamentar.
O grupo do MBL estava na Câmara para conversar com parlamentares contra a regulamentação do Uber. Ainda não há imagens que mostrem o início da discussão. Após incidente, Glauber Braga divulgou uma nota afirmando que “não se arrependia do que tinha feito” e que foi provocado pelo integrante do MBL.
“É a quinta vez que esse sujeito me provoca. Na quarta, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante do PSOL, de mais de 70 anos, falando que sabia onde ela morava. Eles tentam no intimidar, tentam através do medo fazer com que a gente recue, mas nós não vamos recuar para militante fascista. Não me arrependo de nada do que fiz!”, ressaltava o parlamentar em vídeo.
Após a discussão com o influenciador, todos os envolvidos foram encaminhados para a DEPOL, onde o caso foi registrado. É neste segundo momento que acontece a discussão entre Glauber Braga e o também parlamentar Kim Kataguiri. Nas filmagens, é possível ouvir Braga chamando o deputado do União Brasil de “defensor do nazismo”.
“Cada vez que eu estiver em um lugar e os marginais do MBL quiserem vir me intimidar saber o que vai acontecer? Abaixa a mão!”, falou Braga, antes da discussão aumentar e o parlamentar precisar se contido pelos agentes.
Após o incidente, o deputado Kim Kataguiri afirmou que pediria a cassação do psolista junto ao Conselho de Ética.