Ícone do site Jornal O Sul

Mônica Leal preparada para semana de desafios

Presidente da Câmara, Mônica Leal terá semana de votações importantes. (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A apreciação, pela Câmara de Porto Alegre, da proposta alterando itens do plano de carreira dos servidores, levou a presidente, vereadora Monica Leal, a adotar uma série de medidas preventivas para garantir a segurança do processo legislativo e dos próprios vereadores. As mais otimistas previsões, e o retrospecto do ativismo sindical nestes casos, indicam a possibilidade de um vale-tudo, com forte chance de atos de violência por parte de grupos radicais.

Os nossos professores universitários…

Com a presença de forte representação gaúcha – todos com passagens e despesas pagas pelos sindicatos -, a abertura do 38° Congresso Nacional da ANDES (Associação Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior), a bolha em que debatem professores universitários de todo o País em Belém (PA), teve alguns fatos pitorescos. Um deles: na abertura do evento nacional, foi suspensa a apresentação do Hino Nacional na abertura. O hino de abertura foi a “Internacional Comunista”.

Grupo de Bolsonaro pode ir para a UDN?

Os rumores em Brasília dão conta de que o presidente Jair Bolsonaro, parados escândalos do PSL, poderá migrar para a UDN, União Democrática Nacional, partido que já existiu no País, e cujo registro está tramitando no Tribunal Superior Eleitoral. A UDN tinha como lema “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Com a criação do bipartidarismo, PSD e UDN, os dois partidos mais nacionalistas, reuniram-se na Arena.

A UDN de Daniel Krieger

A troca de partidos para filiar-se à UDN não provoca a perda de mandato para detentores de cargos proporcionais – vereadores,deputados estaduais e federais – o que permitiria manter, ou ampliar a base do governo, levando ao novo partido, parlamentares insatisfeitos nas suas siglas. A UDN esteve presente em vários postos do governo Humberto Castelo Branco (que se dizia “udenista roxo”, admirador de Lacerda e de Adauto Lúcio Cardoso), como a presidência do Senado, com o gaúcho Daniel Krieger, avô do ex-vereador da capital, Kevin Krieger.

Bolsonaro no Twitter

O presidente Jair Bolsonaro ignorou, no final de semana, o farto noticiário sobre o caso do (ex) secretário geral Gustavo Bebianno e publicou, ontem à noite, um recado em sua conta no Twitter: “Estamos fiscalizando recursos, diminuindo gastos, propondo endurecimento penal, previdência. Tudo isso em pouquíssimo tempo. Nossos objetivos são claros: resgatar nossa segurança, fazer a economia crescer novamente e servir a quem realmente manda no país: a população brasileira”.

Agenda do governador

O único compromisso do governador Eduardo Leite nesta segunda-feira marca às 10 horas, reunião com o secretário do Codesul, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, Vicente Bogo, no Palácio Piratini.

 

Sair da versão mobile