Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o diplomata dos Estados Unidos Henry Kissinger morreu na quarta-feira (29) aos 100 anos. Ele faleceu na sua casa em Connectitcut.
A causa da morte não foi revelada. O diplomata ganhou fama nos anos 1970 por sua forte atuação como secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.
Diante do seu papel no governo norte-americano, Kissinger participou de vários eventos globais importantes durante a Guerra Fria. Ele liderou conversas com a União Soviética para controlar a corrida nuclear durante o período, foi responsável por aproximar os Estados Unidos da China e participou de negociações de paz para a Guerra do Vietnã.
No entanto, também foi alvo de uma série de polêmicas por ter apoiado ditaduras anticomunistas na América Latina.
Heinz Alfred Kissinger nasceu em Furth, na Alemanha, em 27 de maio de 1923, e se mudou para os Estados Unidos com sua família em 1938, antes da campanha nazista para exterminar os judeus europeus.
Mudando seu nome para Henry, o diplomata se tornou cidadão norte-americano naturalizado em 1943 e serviu no Exército na Europa na Segunda Guerra Mundial.
Kissinger conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard, onde se formou e obteve um mestrado em 1952 e um doutorado em 1954.